TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE REFLEXÃO FILOSÓFICA

Por:   •  4/9/2020  •  Dissertação  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

I – 1. o que é a REFLEXÃO FILOSÓFICA

É o agir, é a inquietação e a fadiga diante à certeza absoluta e a ignorância, é o ‘por que’ que sucede o ‘porque’, de onde veio tal ideia, quando foi elaborada, qual são os dados, provas empíricas, seus argumentos, o que ele significa, o que ele esclarece ou elucida e fascina, a reflexão se faz pela desconfiança e o pragmatismo, e também, é olhar sobre outras lentes, outros ângulos, enxergar com seus olhos e com o de todos presentes e envolvidos em um caso,  em um fato ocorrido, sobre o ato, consequências, o que houve e o como, o por que. É o reflexo da empatia, autocritica, autoconhecimento, desconstruir ideias, conceitos, dogmas, paradigmas, preconceitos, é se desprender das amarras, deixar que o sol invada o seu ambiente e ir atrás da fonte dessa luz, o que está por trás dessa luz, buscar sua origem, desbravar a natureza, tirar a mascara de deus e fitá-lo em seus olhos, e ainda exigir respostas que assim, se levarão à mais perguntas.

I – 2. Sete sábios cegos

O antigo conto nos ilustra, com sete pessoas com grande conhecimento, entretanto, conhecimento e saber “visto” por perspectivas diferentes, o que leva a uma conclusão de todos os campos de conhecimento nos traz uma noção do saber, seja ela, objetiva ou subjetiva, o conto traz o raciocínio de que sua posição geográfica pode lhe dar parte de um todo do que seria, porém, que é necessário, o trabalho em equipe, a perspectiva e o trabalho de um outro modelo de estudo, uma mão no lugar certo, o que aquele pedaço de conhecimento forma quando o desenho estiver completo, e não só a perspectiva de outros ‘sábios’ e cientistas, mas, também, da visão de alguém inocente,  que nunca teve acesso formal e direto com a educação, porém, tem à seu favor, o convívio e a experiência adquirida em sua vida, você pode entender sobre a fermentação da cerveja, porém, alguém com conhecimento sobre seus ingredientes, alguém que trabalhou com milho sabe qual é o milho/cevada apropriado para sua utilização, qual pode vir a dar uma boa pamonha e qual será utilizado na cerveja que você compra na conveniência mais próxima da sua casa.

II – 1. Primeiro ponto, a busca pelo conhecimento é válida e necessária para a sobrevivência e o desenvolvimento humano e social, o resultado só chegará com respeito ao método cientifico, não atropelar a pesquisas e dados para seguir a intuição, segundo ponto, Cientistas são trabalhadores que estão desempenhando o seu papel na sociedade, usando instrumentos e aparelhos de alto custo, necessitam de ambientes de controle, viagens para trabalho de campo, e como todo ser mamífero, também necessita de alimento e descanso, o que isso tem em comum?! Se exige dinheiro, pode se garantir que se uma empresa com diretores conservadores, que investisse em um laboratório onde de se desenvolve uma pesquisa que agride sua crença ou seu ideal de moralidade, ficaria tentada à barrar ou “influenciar” o resultado da pesquisa ou se manteria longe do campo cientifico? O mesmo vale para um país que fere a laicidade do estado, a ciência precisa de liberdade para se estudar, respeitando seus métodos.

II – 2. Lembra-se de Auschwitz, sádicos com crachás e diploma de medicina, expondo, crianças, jovens, velhos, mulheres e homens à condições impensáveis, e que ainda hoje, se relativiza esse sofrimento e sadismo com “bem-vindo à medicina atual”, sim, se encontra esse tipo de discursos em fórum e espaços para comentários em blogs e redes sociais, a ciência busca respostas, o homem, busca o poder, e usaram e usarão descobertas cientificas para conseguir o que quiserem, o governo estadounidense usaram a corrida espacial como argumento para recrutar cientistas nazistas que construirá misseis V-2 que ceifou vidas, para que pudesse construir foguetes para vencer os comunistas da dissolvida União Sovietica. O que pararia a ganancia humana? Talvez, diminuir o individualismo e o nacionalismo para que se ao menos, guerras não sejam travadas por motivos políticos torpes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com