TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE SOBRE AS DIMENSÕES HUMANAS

Artigos Científicos: ATIVIDADE SOBRE AS DIMENSÕES HUMANAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais são as dimensões da pessoa? Explique com suas palavras cada uma delas.

Dimensão Biológica – O ser humano é um indivíduo único e a dimensão biológica vê o ser humano através do corpo e a transformação que ele se dá ao longo de sua vida. podemos considerar que é que primeira dimensão ao qual a sociedade “enxerga” este indivíduo e a porta de entrada para influenciar suas características. Sendo que neste caso, não estamos falando de genética ou raça, mas sim de como a sociedade influencia o ser em transformar suas características externas, beleza, moda, estilo, postura, etc.

Dimensão Psíquica – Considerada a dimensão que transcende o corpo. É a essência de uma pessoa, o que faz ela se tornar única e especial. Seu valores, seus princípios e como a pessoa “vê” a sociedade que o cerca.

Dimensão Social – Considerando cada dimensão em um patamar diferente, posso considerar que a dimensão social exercer extrema influência sobre as dimensões biológicas e psíquicas. Esta dimensão influencia cada indíviduo conforme suas experências e sobre percepções do mundo e da sociedade contemporânea, moldando seu comportamento e sua postura, conforme, como a socieda “enxerga” um indivíduo. Existem diferente tipos de pessoas e grupos e conforme a visão da sociedade, um indivíduo que não se encaixe em um determinado grupo de pessoas, pode ser excluído deste grupo, criando esteriótipos.

Dimensão Espiritual – uma dimensão que transcende o corpo. Esta dimensão trata sobre a existência de algo superior, que está além da materialidade. E a mais pura essência da pessoa, a alma, não há necessariamente a relação com Deus, ou religião. Mas na capacidade de um indivíduo em reagir/transmitir seus sentimentos com relação as adversidades que a sociedade em que se vive.

2) Análise de maneira sintética como a compreensão das dimensões da pessoa contribui

para o seu autoconhecimento.

Conforme o conhecimento das diferentes dimensões da pessoa, pode-ser criar pontos de referência para que o indivíduo, traçando um perfil afim de entender seus pontos positivos e pontos onde é necessário melhorias, seja eles comportamentais ou não. Segundo BOFF, L. (p. 168) o dinamismo humano é traduzido através da relação entre dimensões humanas e também da relação entre a Imanência, o cotidiano, aquilo que já se conhece, as nossas limitações e a Transcedência, o voar para algo novo, o desconhecido, se lançar para além da realidade do que já está estabelecido.

Através de um exercício autoreflexão pode-se compreender e traçar planos e estratégias para que o indivíduo possa mudar, não apenas por influência do meio em que se vive, mas sim para se tornar uma pessoa melhor para ela mesma, e para as pessoas com quem se convive, entendendo e trabalhando suas limitações.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »