TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A presença da arte no decorrer de numerosas atividades humanas

Artigo: A presença da arte no decorrer de numerosas atividades humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Artigo  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

A arte permeia a vida do homem e se afigura como a possibilidade de uma compreensão mais abrangente do mundo e da dinâmica existente no mesmo. No âmbito escolar se afigura como uma ferramenta, capaz de despertar não apenas a criatividade, mas também a criticidade do educando, dentre outros aspectos. Assim, acredita-se ser relevante pensar nesta trajetória percorrida pela Arte dentro da sala de aula, mediante o apontamento de alguns aspectos que permitirão a compreensão em relação à Arte no cenário escolar na atualidade. Para tanto, será utilizada uma metodologia alicerçada em uma pesquisa bibliográfica descritiva, realizada através da análise de artigos, livros, periódicos e estudos acadêmicos disponibilizados em meio eletrônico.

A presença da Arte se faz notar no decorrer de inúmeras atividades do homem, e a influência no âmbito educacional se prolonga no decorrer da própria vida (MONTEIRO, 2009).

Barbosa (1995, p. 38 apud MONTEIRO, 2009), ressalta o fato da arte não ser algo “usável em si mesma” e, em função disso, encontrar-se estabelecida em um lugar “periférico no currículo”. Para com todas as outras disciplinas, o local outorgado é diferente, haja visto que estas encerram interesses que permeiam a sociedade. Ou seja, segundo a autora, a Arte pertenceria a um campo do conhecimento desvalorizado em termos curriculares, enquanto outras disciplinas estariam em consonância com as expectativas políticas e escolares.

Sob o prisma histórico, o ensino da Arte nos país, sempre recebeu influências do contexto político, econômico e social, e as mudanças acontecidas se pautaram por esses fatores. Barbosa (2008a; 2008b) cita as diversas denominações recebidas pelo ensino da Arte, como Trabalhos Manuais, Ensino da Arte, Ensino de Desenho, Geometria, Desenho Geométrico, Educação Artística; isso serviria como evidência desta estar vinculada a um olhar onde o papel da Arte na escola se estabeleceria em razão da aplicação na educação formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com