TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICA

Trabalho Universitário: ATPS ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Anhanguera UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

DISCIPLINA: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Edite Inês Klein Rodrigues de Matos Souza, RA 412828

Jorge Alberto Grau, RA 427685

Luciene de Lima Silva, RA 438890

Nênio Gomes de Barros, RA 423331

Rafael de Paula, RA 419242

Samuel Gomes, RA 434266

Professor (a) Tutor a Distância: Juliana Marinelli Uchida

Campo Grande- MS

Universidade Anhanguera UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING

DISCIPLINA: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Edite Inês Klein Rodrigues de Matos Souza, RA 412828

Jorge Alberto Grau, RA 427685

Luciene de Lima Silva, RA 438890

Nênio Gomes de Barros, RA 423331

Rafael de Paula, RA 419242

Samuel Gomes, RA 434266

Professor (a) Tutor a Distância: Juliana Marinelli Uchida

Campo Grande- MS

Junho, 2013.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “ AMOR SEM ESCALAS” 3

2.1 SINOPSE DO FILME 7

2.2 ANÁLISE DAS 5 SITUAÇÕES ENVOLVENDO ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO 9

3. CONCLUSÃO 11

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1.INTRODUÇÃO

Em um mercado extremamente competitivo, podemos observar o quanto a relação comercial precisam ser medidas por algumas regras, que mantêm os negócios entre as empresas e entre os clientes, resultados em trocas saudáveis e cada vez menos onerosas para as partes envolvidas. Para tanto, compreende-se a necessidade de se observar como se constrói a constituição ética de uma empresa.

O termo ÉTICA, deriva do grego (ETHOS) caráter, modo de ser de uma pessoa. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

Ela estar presente na essência de cada indivíduo. Um ambiente onde há ética existe criatividade, energia produtiva, sinergia e alegria. Sua falta tem consequências catastróficas, sem ética é improdutivo e desestimulador. Por isso uma empresa que trabalha e vivencia a ética com seus lideres, funcionários, fornecedores sem dúvida é uma empresa de sucesso.

Com a aprendizagem e conhecimento diário, devemos estar sempre atentos ao local e lugar onde trabalhamos e vivemos, pois, na prática a ética envolve pessoas, educação, profissões, costumes, cultura, regras, normas de cada região onde estivermos. Devemos estar sempre bem informados e atualizados para nos adiantarmos a todos os tipos de situações que podemos encontrar e aplicar da melhor forma a ética fazendo o que é correto e direito.

Dessa forma nos foi proposto assistir a um filme e sobre o mesmo buscar pontos em que a ética está presente e se faz necessária. São normas como estas, analisadas ao longo deste trabalho, que nortearam as relações comerciais internas e externas.

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.”

Álvaro L.M. Valls

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “ AMOR SEM ESCALAS”

No presente Desafio será evidenciado o reconhecimento de princípios práticos e situações em que percebemos o quanto a ética profissional em administração está presente e quão necessária ela se faz, baseados nesses pontos verificamos no filme Amor sem Escalas este tipo de situação, buscando através de análise crítica, a aplicabilidade de possíveis lições percebidas dentro do contexto profissional atual.

O momento econômico em que transcorre a trama, deixa transparecer a necessidade de reformulação de diretrizes estratégicas da organização. Na intenção de ajustar a atividade exercida pela empresa a níveis de custos mais adequados ao cenário econômico atual, bem como lançar mão de avanços tecnológicos na padronização do processo demissionário, a direção traça novos rumos, redefinindo completamente sua atitude, transformando definitivamente sua mão de obra em seres sem emoção ou consideração pelas pessoas envolvidas.

Com a estratégia redesenhada, a empresa justifica a atitude com vistas a ampliar o alcance de sua efetividade sem que se tenha dimensionado adequadamente as ameaças desse redirecionamento, bem como não levando em consideração o conhecimento adquirido pelos seus funcionários nesse exercício ao longo de anos. Vislumbrando ótima oportunidade negocial, implanta a nova sistemática com foco em custos, buscando melhor desempenho econômico.

Se voltarmos nosso olhar para o fato de que, se houve uma análise preliminar a respeito da estratégia adotada e suas consequências, a mesma foi mal formulada ou seus efeitos indevidamente dimensionados, observamos que os fatores socioculturais foram renegados em relação aos fatores tecnológicos, políticos e econômicos (análise PEST) e impactaram consideravelmente numa provável análise SWOT, visto que os pontos críticos da análise não são levados em consideração pela direção da empresa, quando ressaltados pelo personagem de Clonney.

Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com