TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aponte As Diferenças Mais Importantes Que Marcam A Passagem De Uma Explicação Teológica Do Mundo Para Uma Concepção Renascentista Da Sociedade.

Exames: Aponte As Diferenças Mais Importantes Que Marcam A Passagem De Uma Explicação Teológica Do Mundo Para Uma Concepção Renascentista Da Sociedade.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  3.495 Visualizações

É no humanismo que o homem começa a se valorizar, sem contudo abandonar por completo o temor a Deus e a submissão. A literatura, como está intimamente engajada no momento histórico-social, vai gerar produções literárias que refletem esse período conflitante no qual o homem do século XV viveu. Este momento histórico-social é tido como um período de transição. Marca a passagem do fim da Idade Média para a Idade Moderna, sendo que no renascimento a religião e a ciência estabeleceram entre si um relacionamento mais livre, com isso levou a um método científico novo e a um novo fervor religioso. Essas foram as bases para as duas transformações nos séculos XV e XVI: o Renascimento e a Reforma.

A arte e a cultura voltam a ser baseadas na Grécia Antiga. O mais importante do Renascimento foi uma nova visão do homem. O homem agora passa a ocupar o centro de tudo. Com isso os humanistas do renascimento desenvolve uma crença totalmente nova no homem e em seu valor. O homem não servia apenas para servir a Deus, mas também para ser ele próprio. O principio vigente agora era o de que a investigação da natureza devia ser construído fundamentalmente na observação, na experiência e nos experimentos. Chamamos este método de método empírico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com