TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ariadne (Mitologia Grega)

Artigo: Ariadne (Mitologia Grega). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Ariadne (Mitologia Grega)

Ela era filha de Minos, rei de Creta e Pasífae, filha de Hélio e esposa do deus Dionísio. Quando Teseu foi para Creta com o intuito de matar o Minotauro que habitava um labirinto na cidade, Ariadne se apaixonou por ele.

Teseu havia consultado o oráculo de Delfis para saber se seria vitorioso na luta conta o Minotauro, e o oráculo lhe disse que ele sairia vitorioso com a ajuda do amor.

Ao chegar em Creta, percebeu que sua única chance de vencer o monstro do labirinto seria aceitar a proposta de Ariadne de que ela o ajudaria a vencer a luta se ele prometesse que a levaria depois para Atenas e se casaria com ela.

Com a promessa feita, Ariadne entrega a Teseu uma espada e um novelo de linha para que ele pudesse encontrar o caminho de volta. Teseu então matou o Minotauro e saiu de Creta levando Ariadne consigo.

No meio da viagem, eles pararam na ilha de Naxos, lar do deus Dionísio, e lá Teseu abandonou Ariadne, que claramente gostava mais do herói do que ele dela.

Neste ponto o mito possui duas versões. A primeira delas diz que Teseu abandonou Ariadne, pois se amedrontou com os pesadelos que teve com o deus Dionísio ameaçando-o caso ele não deixasse Ariadne para ele.

A outra versão diz que por falta de amor à moça, Teseu a abandonou na ilha e que no dia seguinte Ariadne se desesperara ao perceber que estava sozinha e foi consolada por Afrodite, deusa do Amor, que lhe prometeu um marido imortal para ocupar o vazio que tinha agora em seu coração.

Independentemente da versão, fato é que Ariadne se casou ali com Dionísio e desapareceu para sempre. Segundo relatos do mito, ao se casarem Dionísio deu à sua esposa uma coroa de ouro estupenda, toda cravejada, que foi lançada ao céu a pedido de Ariadne logo depois de sua morte para que esta se tornasse uma constelação.

Junto com Dionísio Ariadne teve um filho, o herói Ceramus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com