TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles

Resenha: Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Aristóteles

Aristóteles nasceu em Estagira, na península macedônica da Calcídica, Era filho de Nicômaco, que era médico da corte do rei da Macedônia.

No ano de 367 a.c seu pai morre, e ele vai para Atenas, onde estuda na Academia do filósofo Platão, o qual permaneceu ate a morte do mestre no ano 347 a.C..

Com a morte de Platão, Aristóteles deixa Atenas e viaja por 12 anos. Durante esse tempo ele se casa com a filha do rei da Macedônia, chamada Pítias. Depois disto convidado para a Corte da Macedônia onde se tornou tutor de Alexandre (o Grande), o qual exerceu o cargo durante três anos;

Em 335 a.C. voltou a Atenas e fundou uma escola de estudo e especulação especializado em Biologia e História, que se localizava próximo ao tempo de Apolo Lício, onde recebeu seu nome: Liceu. Aristóteles desenvolve aí um sistema filosófico baseado numa concepção rigorosa do Universo. De orientação realista, defende a busca da realidade pela experiência. Para ele, deve-se procurar o conhecimento por meio da inteligência. Aristóteles costumava caminhar em caminho coberto de peripatos, foi por esta razão que a escola ganhou outro nome: peripatética.

Com a morte de Alexandre em 323 a.c, Aristóteles foi acusado de “ateísmo ou ‘‘impiedade’’ por causa do sentimento ante macedônico reinante na cidade,”. Para não ter o mesmo fim de Sócrates, condenado ao suicídio, retirou-se voluntariamente para Cálcida, na ilha da Eubéia, no norte de Atenas, onde morre um ano após, aos 60 anos de idade.

As obras de Aristóteles que sobreviveram ao tempo foram obtidas a partir de anotações do próprio autor para suas aulas, de textos didáticos, de anotações dos discípulos, ou ainda de uma mistura de várias fontes. De suas obras destacam-se "Organon", dedicada à lógica formal; "Ética a Nicômaco" (cujo título indica o tema; Nicômaco era também o nome de seu filho); "Poética" e "Política".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com