TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles

Tese: Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Tese  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Aristóteles:

* Vida;

* Obras;

* Período;

* Objetivo do trabalho.

“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.”

Nascido em Estágira, colônia localizada no reino da Macedônia, acredita-se que o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) tenha descoberto o interesse pela natureza e conhecimentos experimentais através de seu pai Nicômaco, que era médico.

Tornou-se discípulo de Platão quando, aos seus 17 anos de idade fora enviado para a sua academia em Atenas, permanecendo por lá num período de 20 anos, onde chegou a tornar-se professor. Estudou um pouco de tudo: lógica, física, química, biologia, psicologia, astronomia, etc., e destacou-se na “filosofia primeira”,o que hoje chamamos de metafísica.

Em sua filosofia, Aristóteles diz que a problemática está nos mistérios do universo, em desvendá-los, porem a dedução parte da experiência, está no mundo real e material. A sua filosofia baseava-se nos mesmos pensamentos de seu mestre Platão, porém criou um sistema próprio para solucionar os problemas que analisava, tendo por base as características a seguir:

- Observar a natureza fielmente: esta é uma das diferenças entre Aristóteles e seu mestre Platão, pois para este ultimo, a experiência não era um meio de alcançar a verdade das coisas. Já para Aristóteles, o conhecimento da verdade tem o princípio nas coisas sólidas e concretas, experiências vividas.

- Rigor no método: uma outra diferença de Platão que acreditava na verdade a partir da linguagem imaginária e figurada. Aristóteles por sua vez, criou uma metodologia e baseava-se por ela para chegar até a verdade: 1.definir o objeto; 2.enumerar as possíveis soluções históricas; 3.propor dúvidas; 4.propor a própria solução; 5. Refutar as sentenças contrárias por fim.

- Unidade de conjunto: as obras de Aristóteles não são obras “soltas”; cada obra compõe (está ligada) umas as outras, como um verdadeiro sistema.

Suas obras falam seus estudos: obras Lógica ou Organon estão relacionadas ás categorias e a interpretação, por exemplo; obras sobre a física e o universo estão relacionadas à Física, o Céu, a Geração e a Corrupção; obras de psicologia e biologia falam sobre a Alma, além de ter pequenos textos sobre a História dos Animais (alguns com autoria duvidosa); entre muitas outras.

Pela sua grande contribuição para o que hoje consideramos a essência da filosofia, Aristóteles, junto ao seu mestre Platão e outros filósofos da época, são considerados participantes e “fundadores” do período áureo da Filosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com