TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles

Projeto de pesquisa: Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.961 Palavras (16 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR

CAMPUS DE VILHENA – RO

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO – DEAD

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ARISTÓTELES

BRUNA RAFAELLA DOS SANTOS

FERNANDO PENAFIEL

GABRIEL PENTEADO

GIOVANI BASSOTTO

GREICI KELI FERREIRA EFFGEM

HELOISA HERINGER DUARTE

JOSILENE GONÇALVES ALVES

JUCIMAR MACEDO BONIFÁCIO

ODAIR BARROS DE ALENCAR

RAYNPOLDO HENRIKE HOLLER BAPTISTA

RAYARA NOGUEIRA DE FREITAS

ROBÉRIO FERREIRA AFONSO

UEVERSON GONÇALVES CARVALHO

VILHENA - RO

2014

BRUNA RAFAELLA DOS SANTOS

FERNANDO PENAFIEL

GABRIEL PENTEADO

GIOVANI BASSOTTO

GREICI KELI FERREIRA EFFGEM

HELOISA HERINGER DUARTE

JOSILENE GONÇALVES ALVES

JUCIMAR MACEDO BONIFÁCIO

ODAIR BARROS DE ALENCAR

RAYNPOLDO HENRIKE HOLLER BAPTISTA

RAYARA NOGUEIRA DE FREITAS

ROBÉRIO FERREIRA AFONSO

UEVERSON GONÇALVES CARVALHO

ARISTÓTELES

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Introdução à Filosofia do Curso de Administração da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, sob a orientação da Prof.ª. Luana da Mata.

VILHENA - RO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO 3

2 VIDA 4

3 OBRAS 5

3.1 Escritos lógicos 5

3.2 Escritos sobre física 6

3.3 Escritos metafísicos 6

3.4 Escritos morais e políticos 7

3.5 Escritos retóricos e poéticos 7

4 PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

Um dos mais influentes filósofos gregos da antiguidade, Aristóteles (384 a 322 a.C) nasceu em uma família da Macedônia, não era belo e para os padrões vigentes do mundo grego apresentava características que poderiam dificultar sua a carreira e vida social. Em particular, tinha certa dificuldade em pronunciar corretamente as palavras, criando embaraços e complexos numa sociedade que, além de valorizar a beleza física e enaltecer atletas, admirava a eloquência e deixava-se conduzir por oradores.

Nascido em Estagira, foi aluno da Academia de Platão e criou um sistema filosófico inovador. Fundou o Liceu, também conhecido por escola peripatética, devido ao seu hábito de desenvolver suas reflexões filosóficas caminhando.

Como Sócrates, Aristóteles sofreu perseguições políticas, mas não deixou-se aprisionar, refugiando-se na Eubéia, sob a alegação de que não permitiria que os atenienses cometessem um novo atentado contra a filosofia, referindo-se à condenação e morte de Sócrates.

Aristóteles tem grande destaque no meio filosófico, especialmente por apresentar uma ruptura com o pensamento platônico e apresentar uma formulação de suas próprias concepções. Na verdade, Aristóteles foi o primeiro historiador da filosofia, dele provindo o primeiro esforço de explicação sistemática do desenvolvimento das ideias filosóficas (PICKARD, 1983).

Dentro desse contexto, por meio de revisão bibliográfica e com base no método dialético-descritivo, o presente trabalho tem como objeto de análise a vida, obra e as principais contribuições de Aristóteles para a área filosófica.

1 INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO

Imagine que alguém, em uma atitude inesperada, começasse a fazer perguntas. Em vez de perguntar “que horas são?”, perguntasse: “o que é o tempo?”. Ao invés de chamar alguém de mentiroso questionasse “o que é a verdade?”, ou “o que é falso?”. Sem dúvidas, essa atitude causaria estranheza, pois alguém que tomasse essa decisão estaria agindo com distanciamento da vida cotidiana e de si mesmo, passando a indagar o que são as crenças e os sentimentos que têm nossa existência (CHAUI, 2003).

Todavia, ao realizar essas ações, o indivíduo estaria agindo em uma atitude filosófica, estabelecendo certa distância, desejando conhecer o motivo de crer no que cremos e sentir o que sentimos. Segundo Chaui (2003, p. 9/10) filosofia pode ser entendida, a princípio, como “a decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido”.

A filosofia, portanto, pressupõe uma atitude crítica, que necessita de um aspecto negativo (dizer não ao senso comum) e outro positivo (o que são as coisas, as ideias, as situações). A atitude filosófica se inicia com a constatação de que não sabemos o que imaginávamos saber. Em função disso Aristóteles acreditava que a filosofia começa com o espanto.

Admiração e espanto significam: tomamos distância do nosso mundo costumeiro, através de nosso pensamento, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes, como se não tivéssemos tido família, amigos, professores, livros e outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com