TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristóteles

Resenha: Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Aristóteles fez do termo práxis, um termo filosófico, para assim mostrar as ações morais e intransitivas, ou seja, as ações que tem em si um sentido completo, como correr, ver, dançar. Opondo-se as ações intransitivas, tem-se as transitivas que seriam construir, pintar, cozinhar.

A filosofia estuda as ciências do Ser, sendo estas divididas em ciências teoréticas, produtivas, e práticas. Assim, investigam os princípios e as causas de seres e coisas que existem na natureza independentemente do ser humano. Coisas estas que podem ser contempladas pelo homem, que tem a busca eterna de conhecê-las verdadeiramente.

A física que estuda os seres que se movimentam e se transformam por si, dividindo-se em biologia, ciência natural e psicologia; A matemática: estuda os seres imóveis, separados da matéria, que possuem apenas formas abstratas (superfícies, figuras, volumes), dividindo-se em aritmética, geometria, música, astronomia; E a filosofia primeira: estuda os primeiros princípios de todos os seres, o ser universal, estas são ciências teoréticas.

As ciências produtivas, por sua vez, estudam a ação humana cuja finalidade é a fabricação de algo, ou seja, cujo fim está na obra a ser fabricada. Cada coisa a ser fabricada possui sua tecnologia, conforme os modelos aceitos, que será estudado por uma ciência. Dividem-se, pois, conforme os objetos a serem produzidos: agricultura, metalurgia, tecelagem, pintura, escultura, engenharia, medicina, poesia.

As ciências práticas, por fim, estudam a ação humana que busca a concretização de um bem valorativo, cuja finalidade última não é a produção de alguma coisa, mas a realização de um valor, e cuja causa é a escolha voluntária do ser humano.

Dividida em ética e política, a ética estuda a ação humana cuja finalidade é o bem individual, tornando-se virtuosa e permitindo a vida dentro da cidade. A política que estuda a ação humana cuja finalidade é o bem comum da cidade, permitindo sua organização coletiva. O processo político, que leva à construção do bem coletivo, muitas vezes resulta na elaboração de regras, que trazem os limites para a ação individual (ética).

Na visão marxista de práxis, temos como conceito diferenciados entre “práxis” e “prática”. No marxismo, a práxis se relaciona a atividade livre, universal e criativa, que por ela o homem cira e recria, que produz e faz. Já quando se fala do conceito de prática se menciona a uma parte da práxis: a atividade de caráter utilitário-pragmático, vinculadas às necessidades imediatas.

Portanto, no dia a dia do ser humano, ele tem várias atividades e ações práticas, que as realizamos sem perceber a fonte da sua natureza.

“A práxis é uma atividade conscientemente orientada, isto é não apenas as dimensões objetivas, mas também as subjetivas. Então, deste modo a práxis não é apenas atividade social transformadora, no sentido da transformação da natureza, da criação de objetos, de instrumentos, de tecnologias; é atividade transformadora também com relação ao próprio homem que, na mesma medida em que atua sob a natureza, transformando-a, produz e transforma a si mesmo. “

A práxis humana pode ser dividida em 4 tipos de práxis. A práxis criadora que é crucial, pois viabiliza eafrontar as novas necessidades, situações, criando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com