TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características Da Reflexão Filosófica

Dissertações: As Características Da Reflexão Filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 3

AS CARACTERÍSTICAS DA REFLEXÃO FILOSÓFICA

Segundo Gramsci, um filósofo italiano contemporâneo, "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente porque pensar é próprio do homem como tal". Isso significa que as questões filosóficas fazem parte do cotidiano de todos nós. Todos nós somos filósofos, no sentido bem amplo, porque todos têm a capacidade de pensar.

Todos nós podemos filosofar e superar o ACHISMO que marca o dia-a-dia das pessoas. Eu acho. Eu acho... Não basta achar. É preciso ter a capacidade de pensar com coerência. Existe uma diferença profunda entre o eu acho e o eu penso. O pensar exige método e profundidade na análise. O nosso desafio é pensar filosoficamente.

O sentido do nosso desafio é partir do senso comum (aquilo que nós aprendemos no dia-a-dia, com nossa família, as crenças passadas para nós desde nossa infância, o conhecimento vulgar conseguido através das experiências adquiridas no decorrer da vida) e superá-lo. Isso não significa que o senso comum seja inferior em relação às demais formas de conhecimento. Mas, nós precisamos superar o conhecimento do senso comum. Afinal, estamos numa esfera de estudos para produzir conhecimento com bases filosóficas e científicas.

O ato de pensar filosoficamente possui um caminho que nos permite pensar de modo mais amplo e coerente. Por isso, vamos analisar as características da reflexão filosófica.

Aproveitamos algumas idéias das professoras Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, lançadas em seu livro Filosofando: introdução à filosofia (ver bibliografia), para facilitar nosso entendimento das características do pensamento filosófico. Vejam as características da reflexão filosófica.

Radical: a palavra latina radix, radicis significa raiz, e no sentido figurado, fundamento, base. Portanto, a filosofia é radical não no sentido corriqueiro de ser inflexível, mas enquanto busca explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. Por exemplo, a filosofia das ciências examina os pressupostos do saber científico, do mesmo modo que, diante da decisão de um vereador em aprovar determinado projeto, a filosofia política investiga as raízes (os princípios políticos) que orientam sua ação.

Rigorosa: enquanto a "filosofia de vida" não leva a conclusões até as últimas conseqüências, e nem sempre capaz de examinar os fundamentos delas, o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado a fim de proceder com rigor, garantindo a coerência e o exercício da crítica. O filósofo usa uma linguagem rigorosa para evitar ambigüidades ou duplas interpretações. Isso possibilita a discussão das suas teses a partir de conceitos claros e precisos.

De conjunto: enquanto as ciências são particulares porque se ocupam somente com o seu objeto de estudo, a filosofia é de conjunto porque analisa a questão de forma global, isto é, examina os problemas sob a perspectiva de conjunto, relacionando os diversos aspectos entre si. A filosofia visa ao todo, à totalidade.

Recorremos também à contribuição do professor Agostinho José Soares, no livro Introdução ao Pensamento Filosófico (ver bibliografia). Leiam atentamente a sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com