TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ideias de Kant

Por:   •  12/7/2022  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 2

   Um dos principais temas da filosofia de Kant é o conhecimento, apresentando a capacidade de conhecimento do indivíduo do início ao fim e como tal conhecimento pode ser utilizado. Kant também era estudioso das razões que levavam às ações humanas e a relação moral de tais ações, questionando as formas de agir, o que o indivíduo deveria fazer e porquê, como deveria se comportar e se relacionar como outras pessoas, entre outros. Kant também se dedicou a analisar a forma de se alcançar a felicidade, considerada por ele o bem supremo.

    Em um de seus livros, intitulado “Crítica da Razão Pura”, Kant discorre e diferencia os conhecimentos adquiridos pelo indivíduo ao longo da vida, classificando-os como: adquiridos por experiência, denominados conhecimentos a posteriori, e os conhecimentos que ele classifica como puros, ou a priori. Segundo Kant, os conhecimentos a posteriori, ou experimentais, são responsáveis por fornecer o indivíduo as sensações, como o calor emitido pelo fogo. Enquanto que o conhecimento a priori não está ligado ao sensorial e não depende deste para acontecer, sendo um conhecimento essencial e aplicado a tudo e a todas situações, pois derivam de teses fundamentais, ao contrário dos a posteriori, que são baseados na subjetividade.

    Além da conceituação dos conhecimentos (a priori e a posteriori), Kant também desenvolveu a Teoria dos Juízos, para ele existiam os juízos analíticos e sintéticos, a diferença entre eles estava no fato de que os predicados dos juízos analíticos estão contidos nos sujeitos, ou seja, estão explicitados, podendo assim serem extraídos por análise. Já os juízos sintéticos são os que associam o conceito do predicado ao conceito do sujeito, criando assim um novo conhecimento, onde os termos se complementam formando um novo saber.

    Para Kant, capacidade de conhecimento do indivíduo está diretamente relacionada à sua capacidade de seu potencial de experimentar e entender aquilo que o rodeia, cabendo ao indivíduo melhorar seu potencial “a priori e a posteriori” para se alcançar um maior conhecimento.

      Kant também propôs conceitos de espaço e tempo, onde o espaço é algo intrínseco à natureza do sujeito, que pode perceber e relacionar objetos que já foram identificados. O entendimento de Kant sobre o tempo segue as mesmas argumentações. Segundo eles, o espaço e o tempo são condições importantes para o conhecimento.

      Assim como Platão em sua teoria dos mundos sensível e inteligível, Kant afirma que o que conhecemos das coisas não são elas em si, mas os fenômenos que decorrem delas. Ou seja, não podemos conceber integralmente um conceito, somente formulá-lo hipoteticamente através do pensamento. Kant também defendia de que nada valia a razão se esta não estivesse ligada a moral, pois assim era possível desenvolver leis morais objetivas, válidas para qualquer ser racional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com