TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Influências De Grandes Pensadores, Suas Contribuições E O Cenário Atual.

Pesquisas Acadêmicas: As Influências De Grandes Pensadores, Suas Contribuições E O Cenário Atual.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

As influências de grandes pensadores, suas contribuições e o cenário atual.

A economia afeta todas empresas de forma positiva e/ou negativa dependendo do seu estágio, empresas como a NATURA, D.H.L LOGÍSTICA E PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. São alvos afetados pela economia, independente do setor e área, seja produto ou serviço. Pensadores como Aristóteles, Platão fizeram estudos sobre administração privada e sobre finanças públicas. Nossa economia tem vestígios de pensadores como

Aristoteles (distinguia o pensamento econômico, e, porque não, as atividades econômicas, em “artes naturais e não-naturais de aquisição”. Ele definiu como Aquisições Naturais atividades como agricultura, pesca e caça, enfatizando que tais atividades produzem bens para as necessidades básicas da vida)

Platão (preconiza, em seu diálogo “A República e as Leis”, sobre a “Cidade-Estado-Ideal”, no qual abordava um Estado regido por leis e a importância da especialização humana para o desenvolvimento da sociedade e a convivência harmônica entre os cidadãos. Essa abordagem, em relação à especialização humana, serviu de referência para teorias econômicas posteriores.)

Adam Smith (Em suma, Adam Smith baseou sua teoria na divisão do trabalho e na defesa do liberalismo econômico, como fatores que de fato promoveriam a riqueza das nações.)

David Ricardo, (Apresentou propostas importantes que visavam o bom funcionamento da economia e muitas dessas ideias permanecem vivas até os dias de hoje)

Jean-Baptiste Say (No entendimento de Say, toda a produção seria escoada no mercado. Dessa forma, “a oferta criaria a sua própria demanda” e, assim sendo, os momentos de retração da economia seriam causados por insuficiência de produção e não por escassez de demanda que, em sua visão, não existiria)

,John Stuart Mill,

Thomas Malthus (Contribui significativamente através de suas teorias para o entendimento das questões pertinentes ao crescimento populacional e o seu impacto no desenvolvimento econômico.),

Alfred Marshall, Atribuiu um papel importante à taxa de juros no processo produtivo, pois à medida que houvesse uma redução da taxa de juros o investimento em bens de capital seria estimulado, ampliando a capacidade produtiva da economia, e, ocorrendo redução de tal capacidade, à medida que houvesse uma elevação da taxa de juros, o que levaria o empresário a investir em opções mais rentáveis. Também deu uma contribuição na formalização matemática dos conceitos econômicos.

Karl Marx ( Marx apresentou algumas interessantes contribuições sobre a renda obtida pela utilização produtiva da terra, que ele chamou de Renda Fundiária, pois com a transição em especial na Inglaterra de uma economia agrária para uma economia industrial era comum o processo de arrendamento de terras. Ele observa que as terras poderiam gerar um diferencial em termos rendimento, que ele chamou de Renda Diferencial I: (Terras mais férteis e melhores localizadas, ou seja, próximas de um centro consumidor proporcionaria um rendimento mais elevado) e Renda Diferencial II: (Aplicações sucessivas de capital elevaria a produtividade das terras agrícolas tornando-as mais rentáveis).

Jonh Maynard Keynes (É considerado como um reformista do sistema capitalista e, frequentemente citado como o maior economista do século XX. Apesar de suas idéias terem originado um novo segmento na Teoria Econômica, chamado de Keynesianismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com