TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 3

Ensaios: Atividade 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE ABERTA 3 – IDEIAS E IMAGENS SOBRE O HOMEM

Com base nos estudos sobre o homem e conforme os temas e objetos abordados na unidade de ensino IDEIAS E IMAGENS SOBRE O HOMEM, responda as seguintes questões:

1. Que diferenças existem entre as REAÇÕES DO CORPO BIOLÓGICO e as RESPOSTAS HUMANAS?

R: As reações do corpo são dadas de maneira imediata e direta, ou seja, se assemelham a uma programação do corpo humano em que um estímulo exterior tem uma resposta única. Já as respostas humanas são diferidas, pois passam antes por um sistema simbólico, composto de fatores de um pensamento criado durante a vida, principalmente pela cultura. Isso cria várias respostas diferentes a um mesmo estímulo, pois as diferentes culturas e até mesmo o pensamento individual altera as respostas humanas.

2. Por que o homem não pode ver a realidade, por assim dizer, “FACE-A-FACE”?

R: O homem já não pode defrontar imediatamente a realidade; não pode vê-la, por assim dizer, face a face. A realidade física parece diminuir na proporção em que a atividade simbólica do homem avança. Em vez de lidar com as próprias coisas, o homem está, num sentido, constantemente em conversa com si mesmo. Envolveu-se tanto em formas linguísticas, imagens artísticas, símbolos artísticos ou ritos religiosos, que não pode ver ou conhecer seja o que for exceto pela interposição deste meio artificial.

3. Com base nas ideias sobre o homo vivens, homo socialis e homo sapiens, elabore um tex-to-resposta – mínimo 5 linhas/máximo 10 linhas - à questão antropológica fundamental (“O QUE É O HOMEM?”).

R: O Homem é humano enquanto vivo. É um ser dotado de conhecimento: é homo sapiens. A sociabilidade é a propensão do homem para viver junto com os outros e comunicar-se com eles, torna-los participantes das próprias experiências e dos próprios desejos, conviver com eles as mesmas emoções e os mesmos bens. Então ele caracteriza-se como esse emaranhado de aspectos e dimensões. Não se esgota ou limita-se a esta ou àquela dimensão, mas é um emaranhado instável de capacidades e possibilidades. Em razão disso podemos dizer que, em certa medida, o homem não é, mas constrói-se cotidianamente a partir de um elemento que lhe é essencial: a cultura ou as “manifestações culturais”. Conclui-se então que, do ponto de vista antropológico-filosófico, a indagação sobre o humano e suas possibilidades devem ser tomadas como ponto de partida para sua conceituação e compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com