TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade A Distância

Trabalho Universitário: Atividade A Distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade a Distância - 2

A partir dessa atividade, você precisará ter acesso ao livro "Convite à Filosofia" de Marilena Chauí. Como indica a apostila do curso na pág. 25, você poderá encontrar uma cópia do livro em www.cfh.ufsc.br/~wfil/textos.htm. Salve sua cópia para as aulas e atividades seguintes! A paginação que vou indicar se refere à edição de 2000, disponível no site da ufsc. Se você usar outra edição, guie-se pelo número do capítulo e da unidade.

Leia o capítulo 2 da Unidade I de Chauí, Marilena. Convite à Filosofia (págs. 25 a 38) e responda às questões abaixo:

1. O que é o Mito? Quais são as características da consciência mítica?

2.Por que não se pode aceitar nem a tese da redução da filosofia à sua origem oriental nem a tese do milagre grego? Explique!

3. Aponte as principais características da filosofia ao surgir como pensamento racional, mostrando como ela se diferencia do Mito.

Respostas:

1) O que é mito? Quais são as características da consciência mítica?

São narrativas utilizadas explicar a origem de fatos da realidade e fenômenos da natureza (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, etc...). o mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no início, o tempo fabuloso dos começos. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.

Características de um mito:

Tem caráter explicativo ou simbólico.

Relaciona-se com uma data ou com uma religião.

Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.

Ao contrário da explicação filosófica, que se utiliza da argumentação lógica para explicar a realidade, o mito explica a realidade através de suas histórias sagradas, que não possuem nenhum tipo de embasamento para serem aceitas como verdades.

Alguns acontecimentos históricos podem se tornar mitos, desde que as pessoas de determinada cultura agreguem uma simbologia que tornem o fato relevante para as suas vidas.

Todas as culturas possuem seus mitos. Alguns assuntos, como a criação do mundo, são bases para vários mitos diferentes.

2) Por que não se pode aceitar nem a tese da redução da filosofia à sua origem oriental nem a tese do milagre grego? Explique!

Por que a Filosofia está fundamentada na sabedoria oriental bem como no confronto pelos gregos dos conhecimentos produzidos por outros povos. Aquilo que era uma sabedoria prática para o uso direto, foi transformada em ciências, como a matemática, astronomia, medicina, etc...

Podemos apontar como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com