TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade René Descartes

Por:   •  31/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  5.289 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES DESCARTES – FILOSOFIA

1. Qual o objetivo de Descartes ao formular os argumentos céticos?

Mostrar que a verdade é duvidosa, ele usa argumentos como, por exemplo: será que a gente não vive em um sonho ou o sonho e a nossa realidade, também deixou em dúvida os sentidos humanos como a visão, pois tudo que enxergamos estamos vendo realmente e que nunca tome uma resposta como verdade suprema porque a verdade pode vir por partes.

2. Como se pode caracterizar a posição cética que descartes adota?

Descarte pode ser considerado um cético moderado, pois ele usa o ceticismo para chegar a uma verdade por método, ou seja, ele pega um conteúdo e divide em partes por fica mais claro e fácil de compreender certo ensinamento que será passado como, por exemplo, no nosso curso de Engenharia Civil que é dividido em várias disciplinas para uma melhor compreensão e entendimentos dos alunos.

3. Qual o papel do Deus enganador na argumentação de Descartes?

Para Descartes seria um ser muito poderoso que manipula nossos pensamentos interferindo sistematicamente em nosso processo de conhecimento, de tal forma que nos tira a certeza de tudo que cremos ser verdade, portanto esse seria o ponto final do método das dúvidas de descartes.

4. O que significa “ceticismo sobre o mundo exterior”?

Ele quer mostrar que tudo no mundo exterior é duvidoso, a realidade do “ser pensante” e o mundo natural, cuja nossa existência permanece em dúvida. Para Descartes, as nossas crenças fundadas em evidências sensíveis são vulneráveis a alternativas céticas. “Eu sei que estou sentado diante da tela de um computador digitando essas respostas”, pode ser uma hipótese cética de que “Eu possa estar sonhando”, sendo assim, a possibilidade de eu estar sonhando constitui uma hipótese cética relevante, porque não há limites precisos que diferenciam o estado de estado de sonho ou realidade.

5. Em que sentido o argumento do cogito consiste em uma refutação do ceticismo?

O argumento do cogito foi a forma que Descartes encontrou para defender sua teoria de Deus enganador, pois se a existência de um Deus enganador coloca tudo em dúvida, então duvidar é pensar, o que prova a existência do individuo pensante.

6. Como pode se entender o subjetivismo de Descartes?

Descartes buscava no individuo a capacidade de pensar, raciocinar, ter suas próprias ideias e questionar, estas características descartam as emoções do individuo, estudando o homem de maneira subjetiva.

7. Por que Descartes defende a ruptura com a tradição?

Por tradição o individuo não está aberto a novas ideias, a tradição impede a evolução, torna o ser incapaz de criar novas linhas de ação e pensamento.

8. Qual a alternativa ao saber adquirido e a educação tradicional que descartes defende?

Ao se dar conta da inutilidade do fundamento filosófico tradicional, por ser cheio de erros e imprecisões, sente a necessidade de buscar um conhecimento puro, preciso e inabalável. Inicia rejeitando tudo o que havia aprendido com a tradição e procura erguer um novo fundamento. Na busca pela verdade, propõe um Método, capaz de alcançar as bases inabaláveis que tanto almeja. Partindo da dúvida metódica, obrigatória mas passageira, chega à primeira certeza clara e evidente: “Penso, logo existo”, a certeza da sua existência enquanto ser pensante. Assim, conclui que a verdade encontra-se no sujeito, nas ideias claras e distintas.

9. Descartes justifica a necessidade de novas regras métodos?

Descartes descreve que uma obra se torna mais perfeita quando realizada pelas mãos de um único mestre. Para ele, a diversidade de pessoas que compõe o quadro das ciências torna a sua veracidade duvidosa. E, todas as construções das ciências devem passar-se pelo crivo da razão. Deve libertar-se de todas as opiniões já aceitas, estabelecer o princípio da dúvida e organizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com