TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade filosófica

Resenha: Atividade filosófica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades de Filosofia – Livro p. 189, nº 1 a 20.

1. Qual é considerada a questão metafísica fundamental? Por que somos levados a formulá-la? “O que é?”. Pois a existência pode mudar, porém sua essência sempre permanecerá a mesma.

2. Quais os sentidos do verbo é na pergunta “o que é?”. E por que definem os dois temasprincipais da metafísica? 1. Significa “existe”, de modo que a pergunta se refere à existência da realidade e pode ser transcrita como: “O que existe?”; 2. Significa “natureza própria de alguma coisa”, de modo que a pergunta se refere à essência da realidade, podendo ser transcrita como: “Qual é a essência daquilo que existe?”.Existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são os temas que investigam os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são.

3. O que a metafísica investiga? Os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Seríntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são.

4. Quais os principais períodos de história da metafísica? 1. Período que vai de Platão e Aristóteles (IV e III a.C.) até David Hume (XVIII d.C.); 2. Período que vai de Kant (XVIII) até a fenomenologia de Husserl (XX); 3. Metafísica ou ontologiacontemporânea, a partir dos anos 20 do século XX.

5. Quais as principais características do primeiro período da metafísica? Investiga aquilo que é ou existe, a realidade em si; é um conhecimento racional apriorístico, isto é, não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível ou sensorial, mas nos puros conceitosformulados pelo pensamento puro ou pelo intelecto; é um conhecimento sistemático, isto é, cada conceito depende de outros e se relaciona com outros, formando um sistema coerente de ideias ligadas entre si; exige a distinção entre ser e parecer ou entre realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com