TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades

Casos: Atividades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  2.692 Visualizações

Página 1 de 2

1. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE PODER E FORÇA?

R: O poder dá para as pessoas a oportunidade de comandarem os rumos políticos de uma determinada nação, a força passa a ser o instrumento de coerção para que os grupos sociais obedeçam às mais diversas regras colocadas pelos detentores do poder.

2. DO PONTO DE VISTA DA LEGITIMIDADE DO PODER, COMPARE AS MONARQUIAS CRISTÃS DA IDADE MÉDIA, A MONARQUIA ABSOLUTA DA MODERNIDADE E A DOS GOVERNOS LIBERAIS.

R: A legitimidade do poder na Idade média estava fundada em Deus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teorias contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminando os fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadãos.

3. EXPLIQUE POR QUE, AO CONTRÁRIO DO QUE COMUMENTE SE PENSA, O CONFLITO É INERENTE À DEMOCRACIA.

R: O conflito é inerente à democracia porque, ao aceitar o pluralismo de idéias, as divergências podem ser expostas e discutidas, para que se tente chegar a um acordo. O que não significa eliminar as diferenças, mas mantê-las vivas, desde que se consiga a cada momento decidir sobre os atos políticos. O conflito, na democracia, exclui a violência, porque se baseia na discussão.

4. QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE AUTORITARISMO E TOTALITARISMO?

R: Ambos têm semelhanças quanto à perda da liberdade individual, censura e aparelhos de repressão. O totalitarismo, porem radicaliza na interferência do Estado em todos os setores da vida social, na propaganda massiva para incutir convicções e na ideologia do partido, doutrinando crianças e jovens. No autoritarismo, ao contrario, não há mobilização das massas, predominando inclusive certa despolitização ou apatia política.

5. POR QUE A CENSURA É INCOMPATÍVEL COM A DEMOCRACIA?

R: A censura é incompatível com a democracia porque esse tipo de regime se fundamenta no conceito de pluralismo, da divergência de opiniões, no direito à expressão, não sendo justo que qualquer pessoa ou organismo oficial se arvore dono de uma verdade absoluta capaz de cercear o direito de livre expressão.

6. “A VIOLÊNCIA É SEMPRE DADO DESTRUIR O PODER; DO CANO DE UMA DESPONTA O DOMÍNIO MAIS EFICAZ, QUE RESULTA NA MAIS PERFEITA E IMEDIATA OBEDIÊNCIA. O QUE JAMAIS PODERÁ FLORESCER DA VIOLÊNCIA É O PODER.” (HANNAH ARENDT. DA VIOLÊNCIA. BRASILIA: UNIVERSIDADE DE BRASILIA, 1985. P. 29.) JUSTIFIQUE POR QUE HANNAH ARENDT NÃO RECONHECE PODER NOS ATOS VIOLENTOS.

R: Ela afirma que poder é concessão. Quem tem poder sobre os outros tem porque os outros lhe concederam esse poder. Se houve violência, essa concessão não foi por vontade própria, então esse poder não é legítimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com