TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ética

Monografias: Atps ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

ÉTICA NA GESTÃO EMPRESARIAL

AMÉRICO SHIGUERU ZIMMERMANN INUI RA: 6726322159

CLEO KOLZER DUARTE RA: 6726314373

JOSÉ FERNANDO SACHETTI RA: 6967457189

LUCIANO CASTOLDI RA: 6789433689

ROGÉRIO LUCIO RA: 7118506998

ÉTICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Tutor EAD, Emerson Gaino

Professor EAD, Me. Maurício Dias

Passo Fundo

16 de Junho 2013

Sumário

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2. A ética profissional no filme "Amor sem Escalas"...............................................4

2.1 Sinopse do filme..............................................................................................4

2.2Análise.............................................................................................................5

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO

A ética vem ao longo de décadas se tornando uma assunto cada vez mais debatido nas organizações. Ética quer dizer: “... conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão”. Esta tem revelado-se como um importante fator que tem se tornado critério para a compra de produtos no mundo dos negócios atualmente.

Uma empresa que realmente possui conduta ética não é somente aquela que faz seu marketing baseando-se em preservar o meio-ambiente, mas a que além disso valoriza e reconhece seus funcionários oferecendo-lhes tratamento idênticos, oportunidades de promoções com critérios profissionais. Pois a ética depende exclusivamente do ser humano, a organização só será ética se contar com o trabalho de pessoas comprometidas com a ética, são as atitudes e decisões destas que contruirão a vida da empresa.

Empresas que incentivam seus administradores a seguirem as prescrições do Código e instituir, pelo processo do diálogo, um Código de Conduta própria da empresa, além de uma estratégia também voltada para a gestão de pessoas, conseguem sobreviver melhor nos tempos de crise e competição acirrada. Exemplificando podemos nos referir ao capitulo III do Código de Ética dos Profissionais de Administração (CEPA).

Atualmente existem inúmeras empresas, também conhecidas como organizações que contratam pessoas para a realização dos processos necessários para alcançarem determinado objetivo. As organizações são a união das forças entre indivíduos para realizar algum objetivo comum, mas para que este objetivo se realize se faz necessário seguir normas, ter a consciência de que existem direitos e deveres. É exatamente ai que surge a ética empresarial, considerando que as empresas são feitas de pessoas, pode-se dizer que a ética é uma condição para o convívio entre os indivíduos. O Código de Ética Profissional do Administrador, então, existe com a finalidade de propor princípios éticos para a conduta do administrador dentro das companhias onde trabalham estabelecendo-lhes direitos, proibições e deveres.

De acordo com o Preâmbulo do CEPA, a ética é "a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca de sua realização individual". Assim, seus autores conceituam que o propósito da ética é a busca da satisfação individual, e que este conduz ao desenvolvimento, formando um binômio entre ética e desenvolvimento.

Percebemos que muitos gestores, querem decidir e serem obedecidos, porém nem todos querem assumir os problemas inerentes ao comando. Assumir a responsabilidade pelos resultados da equipe implica também em assumir erros de avaliação ou de estratégias e os maus resultados.

O administrador não se restringe a ser um mero executor de tarefas, mas pode e deve assumir a auto-determinação de suas funções e ajustar princípios e medidas administrativas à solução de problemas específicos, a discussão Ética torna-se um grande desafio, mas é preciso agir de forma racional para se chegar ao êxito desejado.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

2.1 Sinopse do filme

Uma empresa que tem a tarefa de demitir funcionários, tem como um dos seus melhores consultores Ryan Bingham (George Clooney), que com suas palestras com o discurso da mochila, passa a idéia que você deve esvaziaar sua vida para depois preenche-la somente como que importa. O protagonista, quando não está em suas missões de trabalho passa a maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com