TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula 7 Do Ava

Pesquisas Acadêmicas: Aula 7 Do Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

Quando os pensamentos negativos se tornam um ciclo vicíoso.

É caracterizado por sentimentos de tristeza,desalentos,pessimismo,perda de interesse pela vida,junto com sentimento de mal estar físico e de incapacidade generalizada. A maioria das pessoas experimenta este sentimento quando perde alguem querido ou muito proximo(luto). Mas quando ocorre sem causa aparente e persiste é necessário a ajuda de um

Depressão

especialista.

sintomas:varia com a gravidade da doênça, mas em geral elas tem uma visão negativa de si mesma,do seu ambiente e do futuro. Si acham sem valor, inadequados, indesejáveis e deficientes (Young,J.;Beck,A.,Weinberger,A.1993).

Na depressão ligeira, os sintomas são ansiedade e humor instável, crise de choro sem motivo aparente.

Na depressão grave, os sintomas são falta de apetite, dificuldades de dormir,falta de interesse e prazer nas atividades sociais, sensação de cansaço e falta de concentração, os movimentos e o raciocínio podem ficar mais lentos. Em outros casos a pessoa fica agitada e ansiosa tem idéias de suicídio, alimenta sentimentos de culpa e inutilidade.Os sintomas podem variar de acordo com o horário, os deprimidos se sentem melhor com o decorrer do dia, mas existem alguns que pioram á noite. Se não ouver tratamento a passoa se isola e passa a maior parte na cama, longe de tudo e todos.

causas biológicas: podem ser por varios motivos desde uma doença física(infecção viral) ou desordens hormonais e hereditariedade.

causas sociais: fatores ambientais e relacionais, as crises depressivas estão relacionadas com acontecimentos perturbadores(ex falecimento, desemprego etc...) e com fases críticas do ciclo vital (ex adolescência,maternidade,velhice).

Tratamento da depressão:o tratamento, com terapia cognitiva-comportamental, é muito eficaz para as pessoas cuja personalidade e experiência de vida são a causa principal da doença, isso se chama depressão reactiva. No caso a pessoa tem menor capacidade de lidar com problemática, como a morte, o divórcio, perda de emprego ou problemas graves de saúde. O apoio é fundamental, desde uma abordagem formal até uma abordagem mais estruturada de uma terapia cognitiva-comportamental, dependendo da personalidade e problemática do indivíduo.

É fundamental a escuta activa e a empátia do psicólogo, onde o individuo pode se expressar livrimente sem cobranças ou jugamentos. Muitas vezes só o fato de desabafar com alguém de confiança assuntos perturbadores,pode ser o suficiente para o alívio dos sintomas.

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, a combinação de terapia cognitiva-comportamental com medicamentos é mais eficaz do que apenas medicamentos, na depressão ligeira a moderada.

O prognóstico é bom na maior parte dos casos, desde que tenha tratamento e vigilância adequada,o risco mais eminente é o suicídio com 80% dos casos de depressão.

Qual a eficácia da terapia psicológica que realizamos?.

A psicoterapia cognitiva-comportamental tem sido por muitos estudos, comprovada nos ultimos 20 anos. A pré disposição genética contribui apenas 16% para a depressão, os acontecimentos da vida são a causa da maioria das pessoas.

medicação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com