TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula De Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: Aula De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Aula de filosofia abordar a arte de pensar, a modernidade e os modos de conhecer o mundo

Conteúdo pode ser aplicados com alunos do Ensino Fundamental

A aula preparada com exclusividade para os professores que acompanham o nosso site desta quarta-feira (28/08) é de filosofia. O conteúdo sugerido para ser trabalhado em sala de aula oferece uma proposta bastante dinâmica. O conteúdo será repassado para os alunos ao ser trabalhado em cima da letra da música Toda Forma de Amor (veja a letra completa abaixo), do cantor e compositor Lulu Santos. O conteúdo que será repassado para os estudantes serão: a arte de pensar; a modernidade; modos de conhecer o mundo. A aula é destinado a alunos que estão cursando o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. O conteúdo sugerido pela equipe pedagógica da revista Acene para o Conhecimento pode ser aplicado no período de duas a quatro aulas.

Filosofia: Eu Não Pedi pra Nascer

Séries: 8º e 9º Ano E.F. / Ensino Médio

Duração: 2 a 4 Aulas

CONVERSAÇÃO:

A aula de filosofia propicia conversas muito interessantes sobre a vida e o pensamento dos estudantes, especialmente na fase da adolescência. Assim, um dos assuntos recorrentes entre eles é o relacionamento com os pais, com a família e com a sociedade. A proposta desta aula é trabalhar o modo como os estudantes veem o mundo e se veem diante dele, propondo que filosofem sobre este assunto e encontrem as suas responsabilidades diante de tudo e de todos.

Portanto, ao chegarem à sala, é interessante que todos encontrem escrita no quadro ou em um cartaz, em tamanho bem grande, a seguinte pergunta:

VOCÊ PEDIU PARA NASCER???

ARGUMENTAÇÃO:

A filosofia é amante da arte da pergunta. Entretanto, a pergunta sugerida suscitará nos estudantes muitas respostas, as quais deverão ser ouvidas e transformadas em um debate. É importante que o professor não forneça resposta, mas inove ainda mais nos questionamentos, com o objetivo de que, ao final, cada um possa encontrar o seu caminho.

- Conteúdos:

A arte de pensar; A modernidade; Modos de Conhecer o Mundo.

APLICAÇÃO:

Após o debate, em torno da pergunta geradora, o professor apresenta aos estudantes o texto da música “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos, que servirá de base para atividades em grupo.

- Atividades Propostas:

Formação de grupos de leitura para discussão e formação de opinião sobre o texto da música; Resposta a questionamentos, tais como: O que é estar plugado na vida? O que é se sentir como uma molha encolhida? Por que consideramos justa toda forma de amor? Ao final, realizar uma socialização a apresentação das considerações de cada grupo e apresentar a música para ser cantada por todos concluindo a aula.

- Atividades Lúdicas:

Propor que os grupos de estudantes criem uma paródia com base na música “Toda Forma de Amor” para responder à questão motivadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com