TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autonomia E Razãp

Pesquisas Acadêmicas: Autonomia E Razãp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A RAZÃO E A AUTONOMIA

Razão

Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições ou premissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.

A razão permite identificar e operar conceitos em abstração, resolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objetivos. Inclui raciocinar, apreender, compreender, ponderar e julgar.

Não se baseia na autoridade, na intuição, na emoção, na superstição ou na fé. A razão é considerada pelos racionalistas a forma mais fiável de descobrir o que é verdadeiro ou melhor.

A principal diferença entre a razão e outras formas de consciência está na explicação: o pensamento é tanto mais racional quanto mais conscientemente for pensado, de forma que possa ser expresso numa linguagem.

A etimologia do termo vem do latim rationem, que significa cálculo, conta, medida, regra, “determino, estabeleço, e portanto julgo”. É a faculdade do homem de julgar, a faculdade de raciocinar, compreender, ponderar.

Autonomia

(uma das características da filosofia)

A filosofia implica uma atitude livre e todas as coerções e de todos os constrangimentos exteriores, sejam eles de natureza religiosa ou políticas. A reflexão filosófica recusa qualquer forma de autoridade no seu exercício. Ser autónomo (Auto+nomos = aquele que cria a sua própria lei), é a primeira condição do Homem enquanto ser racional. A legitimidade da filosofia está nela própria. Neste sentido, é a expressão de um ser que pensa e age por si, procurando orientar-se por finalidades que ele próprio reconhece como suas.

Carlos Fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com