TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Filosofia

Exames: Ava Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

SINOPSE

“Ensaio sobre a cegueira” se passa numa cidade não identificada cujos habitantes, de repente, passam a sofrer de uma epidemia de cegueira branca. Tal nome se deve ao fato de que os olhos dos infectados ficam cobertos por uma camada branca com textura leitosa. A doença se manifesta primeiramente num motorista, quando ele estava em pleno trânsito, mas se espalha rapidamente por toda a cidade.

À medida que a doença avança, os infectados são desumanamente postos em quarentena, em um local superlotado, onde as condições de higiene eram precárias e a auto-estima das pessoas caía vertiginosamente. Os serviços públicos começam a falhar e as pessoas em geral passam a esquecer os princípios que regem uma vida civilizada e passam, simplesmente, a lutar pela própria sobrevivência. Neste cenário, o enredo gira entorno da mulher do médico da cidade. Ela era a única pessoa não-infectada que se tinha notícia na cidade.

A esposa do médico escondia este fato, e junto ao seu marido e a um grupo de outras pessoas que se juntaram pelo desespero da doença, vagavam pela cidade em busca de abrigo e comida. Até que encontram um lugar para ficar e tentam reestabelecer as ordens de sua vida, enquanto alimentam a esperança de que um dia a epidemia desapareça.

O tema principal do filme não é a união para a busca da cura para a doença, mas sim comentar a natureza da índole humana em uma situação extrema, em que os mais básicos sentidos físicos desaparecem das pessoas. Mais ainda, a história tenta mostrar em profundidade a essência do ser humano, que é obrigado a confiar no outro para conseguir se manter vivo.

RESUMO

O filme conta a história de uma cidade que foi afetada por uma epidemia chamada de cegueira branca, e todas as pessoas infectadas foi submetidas a viver em quarentena em um lugar totalmente isolado e em condições precárias , onde até o alimento era escasso. Mas o principal do filme se baseia nas atitudes das pessoas, a maldade ou a bondade que acaba florescendo em cada um deles.

É incrível como a fome faz as pessoas se transformarem e brigarem por comida, ou até mesmo se sujeitar a prostituição para conseguir um pouco de alimento, e até mesmo como a superioridade a maldade o medo ou até mesmo a solidariedade acabam aparecendo nas pessoas quando elas precisam sobreviver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com