TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento-aula 03-AVA-Filosofia

Monografias: Atividade De Autodesenvolvimento-aula 03-AVA-Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  866 Visualizações

Página 1 de 2

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

Respostas:

1. A Ideologia pode ser definida como uma espécie de ocultação da realidade para que todos se sintam normais e em seu devido lugar na sociedade como, por exemplo, nas classes sociais onde quem está no poder (político ou social) faz de tudo para se perpetuar nele manipulando as classes mais baixas. A Ideologia também serve como base do senso comum, já que ela muitas vezes está disfarçada nas expressões utilizadas pelo senso comum e assim ela se espalha no inconsciente das pessoas em forma de “sabedoria popular” impedindo-as de pensar diferente e quebrar esse ciclo.

2. O filósofo faz uma associação entre a ideologia e a propaganda já que ideologia vem pronta e “vende” uma ideia já pronta mesmo que de maneira abstrata, a ideologia chega antes ao passo que a filosofia vem depois porque a filosofia vai buscar os fundamentos que estão por trás da ideologia, vai refletir sobre o que a ideologia diz e consequentemente podem surgir questionamentos e criticas a ideologia e isso é posterior a propagação da ideologia.

3. Nos valores de família como conhecemos hoje, onde segundo o senso comum a família normal é uma família heterossexual com pai, mãe e filhos e as famílias que não se enquadram nesse contexto são tidas como anormais ou sequer são consideradas famílias e isso é uma herança de uma ideologia religiosa. Também vemos ideologia nas relações de trabalho em muitas organizações onde se passa a ideia de que os trabalhos ligados à área de gestão e administração são mais nobres que a área que realiza o trabalho mais braçal nas empresas, trazendo diferenças salariais, de benefícios e oportunidades de crescimento dentro das organizações.

Referencias Bibliográficas:

CABRAL, João Francisco P. Ideologia. Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/filosofia/ideologia.htm>. Acesso em: 05 out. 2013

CANCIAN, Renato. Ideologia - termo tem vários significados em ciências sociais. UOL Educação. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/ideologia-termo-tem-varios-significados-em-ciencias-sociais.htm >. Acesso em: 05 out. 2013

Vídeo sobre Ideologia, do filósofo Paulo Ghiraldelli, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DvU5nN-wP0Q >. Acesso em: 05 out. 2013.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo:Ática p.218-220

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com