TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA FILOSOFIA AULA TEMA 3

Dissertações: AVA FILOSOFIA AULA TEMA 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

1. Como podemos definir, no contexto da Filosofia Contemporânea, o conceito de ideologia na obra de Karl Marx?

R: “A produção de idéias, de representações e da consciência está em primeiro lugar direta e intimamente ligada à atividade material e ao comércio material dos homens; é a linguagem da vida real. As representações, o pensamento, o comércio intelectual dos homens surge aqui como emanação direta do seu comportamento material. O mesmo acontece com a produção intelectual quando esta se apresenta na linguagem das leis, política, moral, religião, metafísica, etc., de um povo. São os homens que produzem as suas representações, as suas idéias, etc., mas os homens reais, atuantes e tais como foram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas forças produtivas e do modo de relações que lhe corresponde, incluindo até as formas mais amplas que estas possam tomar. A consciência nunca pode ser mais do que o ser consciente e o ser dos homens é o seu processo da vida real.” (https://sites.google.com/site/filosofiapopular/ideologia/ideologia-segundo-karl-marx)

“Karl Marx, foi a decisão de compreender a realidade a partir da prática politica de uma classe social que permitiu a percepção dos mecanismos de demoninação e exploração social, de onde surgiu a formulação teórica da ideologia” (Livro: Convite à Convite a Filosofia, Autora: Marilena Chaui, Ed. 2010).

De acordo com a leitura que realizei deste trecho do livro e do site acima, acredito que o conceito de Karl Marx referente a Ideologia é determinada pelas relações de denominação entre as classes sociais. A partir daí, começou a luta “contra a emancipação dos explorados” e tomou consciência que todo e qualquer sujeito tem direito de se expressar com o livre arbítrio.•.

2. De acordo com o vídeo do filósofo Paulo Ghiraldelli há uma diferença entre as doutrinas ideológica e filosófica e, segundo ele, "a doutrina ideológica vem antes, pela frente, enquanto a doutrina filosófica vem depois." Explique essa distinção.

R: O filósofo Paulo Ghiraldelli mencionou em seu vídeo que a ideologia vem à frente por conta que ela surge a partir do surgimento real da historia e a filosofia vem depois da historia e como diz o filósofo “A filosofia pode enxergar tudo, mas ela só pode enxergar quando tudo já ocorreu”, ou seja, primeiro acontece a historia o fato e depois vem o fundamento. Do meu ponto de vista, fico de acordo com a afirmação do filósofo, uma vez que não tem sentindo ter primeiro o fundamento do ocorrido sem ter primeiro acontecido o mesmo.

3. Elabore dois exemplos de situações nas quais se revelem ideologias presentes em nossa sociedade.

R: Exemplo 1: Homens que não costumam cuidar da saúde da pele, higiene ou cabelos, pois acreditam que só quem faz certos tipo de procedimentos ( Limpar a sobrancelha, hidratação na pele, depilação) são mulheres ou homossexuais. Ou seja, ainda existem homens na sociedade com a visão machista, deixada pelos séculos passados em que certos tipo de coisas eram extremamente restritas as mulheres.

Exemplo 2: Quando a sociedade se depara com uma mulher com roupas curtas, justas ou muito simples a sociedade passa a acreditar que ela é uma mulher sem inteligência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com