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Por:   •  28/4/2014  •  2.226 Palavras (9 Páginas)  •  1.126 Visualizações

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BANCO DE QUESTÕES 2

As questões a seguir devem ser respondidas consultando-se os textos

Filosofia Medieval 1 e Filosofia Medieval 2

1) No século III, Tertuliano apontava que o conhecimento não poderia ser válido se não estivesse atrelado aos valores cristãos. Outros religiosos defenderiam que as verdades do pensamento dogmático cristão não poderiam estar subordinadas à razão.

Em contrapartida, existiam outros pensadores medievais que não defendiam esta separação entre a fé e a razão. Um dos mais expressivos representantes dessa conciliação, que entre os séculos IV e V defenderia a busca de explicações racionais que justificassem as crenças, foi

(A) Santo Agostinho.

(B) Santo Tomás de Aquino.

(C) São Bento.

(D) Santo Ignacio de Loyola.

(E) Santo Ambrosio.

2) A chamada filosofia escolástica apareceria com o intuito de promover a harmonização entre os campos da fé e da razão. Entre seus principais representantes estava São Tomas de Aquino, que durante o século XIII lecionou na universidade de Paris e publicou “Suma Teológica”, obra onde dialoga com diversos pontos do pensamento aristotélico.

São Tomás, talvez influenciado pelos rigores que organizavam a Igreja, preocupou-se em criar formas de conhecimento mais otimista em relação a figura do homem. Isso porque acreditava que

I - nem todas as coisas a serem desvendadas no mundo dependiam única e exclusivamente da ação divina.

O que explicaria que

II - o homem teria papel ativo na produção de conhecimento.

Considerando a sentença I como a justificativa e a sentença II como a conseqüência do pensamento de São Tomás, assinale a relação correta.

(A) A justificativa é verdadeira, mas a conseqüência é falsa.

(B) A justificativa é falsa, mas a conseqüência é verdadeira.

(C) A justificativa e a conseqüência são falsas.

(D) Não há relação entre a justificativa e a conseqüência.

(E) A justificativa e a conseqüência são verdadeiras.

3) Apesar de apresentar uma nova concepção para a época, a filosofia escolástica não será promotora de um distanciamento das questões religiosas e, muito menos, se afastou das mesmas.

Nesse contexto, observe as afirmativas abaixo:

I – A Escolástica reconhece o valor positivo do livre-arbítrio do homem.

II – A Escolástica defende o papel central que a Igreja teria na definição dos caminhos e atitudes que poderiam levar o homem à salvação.

III - Os escolásticos evitaram o combate às heresias e não preservaram as funções primordiais da Igreja.

IV – A Escolástica evitou entrar em polêmica com os cientistas da época.

Estão corretas, segundo o texto consultado:

(A) Somente II e III.

(B) Somente I e II.

(C) Somente III e IV.

(D) Somente I e III.

(E) Somente II e IV.

As questões devem ser respondidas consultando-se o texto de Danilo Marcondes (2008 –parte 2), sendo o número ao lado de cada questão, a indicação da página que contem elementos para a resposta.

4) (107) A religião cristã, embora originária do judaísmo, surge e se desenvolve no contexto do helenismo.

A tradição cultural ocidental, de que somos herdeiros até hoje, tem sua origem na síntese entre

(A) judaísmo, hinduísmo e filosofia egípcia.

(B) cristianismo, hinduísmo e filosofia grega.

(C) hinduísmo, Xintoísmo e filosofia egípcia.

(D) judaísmo, cristianismo e cultura grega.

(E) judaísmo, Cristianismo e filosofia egípcia.

5) (111), Podemos dizer que a leitura que os primeiros pensadores cristãos fazem da filosofia grega é sempre altamente seletiva, tomando aquilo que consideram compatível com o cristianismo enquanto religião revelada.Portanto, o critério de adoção de doutrinas e conceitos filosóficos é, via de regra, determinado por sua relação com os ensinamentos da religião.

As opções abaixo contêm elementos que foram privilegiados nessa escolha. A única opção que NÃO CONTEM opção correta na perspectiva do autor é

(A) A metafísica platônica, com seu dualismo entre mundo material e espiritual.

(B) A lógica aristotélica, com seus recursos demonstrativos e dialéticos.

(C) A concepção de conhecimento dos céticos, que a tudo olhavam com desconfiança filosófica.

(D) A retórica dos estóicos.

(E) A ética dos estóicos, com ênfase na resignação, na austeridade e no autocontrole.

6) (114 e 115) Nascido em 354, Santo Agostinho contribuiu para a substituição da teoria platônica da reminiscência, com a sua teoria da iluminação.

Observe as afirmativas abaixo:

I – A interioridade é o lugar da verdade.

II – A interioridade é capaz de compreender a verdade pela iluminação divina.

III – A mente humana possui uma centelha do intelecto divino, já que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

IV – A exterioridade é o lugar da verdade, pois no seu interior, o homem pode se enganar.

Podemos afirmar que são verdadeiras as afirmativas

(A) I, III e IV.

(B) II, III e IV.

(C) I, II e IV.

(D) I e IV.

(E) I,

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