TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil E Capitalista E Idéia Liberais E A Escola

Trabalho Escolar: Brasil E Capitalista E Idéia Liberais E A Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

1- Brasil, país capitalista

O Brasil vem sendo considerado como um país de contrastes, pois podemos dizer que temos dois lados diferentes, um lado referente à Índia onde as características marcante é a miséria e a ausência de direitos e um outro lado parte semelhante a Bélgica onde as pessoas vivem em condições de plenos direitos sociais, políticos e econômicos, onde vivem graças a miséria causada pelo exploração, daqueles que são considerados como pertencentes a Índia brasileira.

Além da maneira que as condições de vida dessas duas classes diferem, também varia os anos de estudos que os indivíduos de uma ou outra conseguem. Tendo assim uma minoria que são a classe de maior renda que dispõe de maior escolaridade e de maior acesso aos bens culturais, como livros, teatros, etc e a maioria que são de uma menor renda tendo uma baixa escolaridade e dispõe de pouco ou nenhum acesso a tais bens culturais.

Contendo assim a dupla relação: Poder é Saber e Saber é Poder, que mostra que anos de estudos e cursos completados são privilégios somente para quem tem poder.

2 - idéias liberais e a escola

O sistema capitalista se apóia em conjunto de idéias de formas desenvolvidas, servindo para justificar esse sistema. Esse conjunto de idéias forma uma doutrina político-econômica, o liberalismo.

Os princípios que sustentam o conjunto das idéias liberais são: o Individualismo (Se completa com a idéia de liberdade, entendida como o direito de cada um atingir para si próprio uma posição mais vantajosa), a liberdade (Vista como liberdade individual), a propriedade (Dono de si próprio), a igualdade (iguais perante a lei) e a democracia (entendida como o direito de todos participarem do governo através de representantes de sua própria escolha).

A escola tem grande peso na aceitação conservadora de idéias. Pois se trabalhar apenas no nível das idéias, afirmando uma igualdade aparente, que não leva em conta as desigualdades sociais e econômicas, reproduzindo a igualdade apenas formal do sistema social, onde todos são iguais perante a lei, embora vivam em profundas desigualdades de condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com