TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bruno

Ensaios: Bruno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 2

1. Identifique as características do pensamento positivista presentes no texto de Le Bon. Sendo sua obra de 1895, época de grande mobilização popular de caráter revolucionário e nacionalista na Europa, como o autor qualifica esses movimentos coletivos?

Localize artigos de jornais, revistas, programas de rádio ou TV ou outros textos que contenham alguma descrição ou opinião sobre um acontecimento qualquer envolvendo atividades desempenhadas por multidões (comícios, desfiles, carnaval, procissões, paradas, saques, quebra-quebras, cultos, romarias espetáculos públicos, etc). Em que situações podem-se encontrar, hoje em dia, idéias parecidas com a de Le Bon?

Na sua opinião, a questão levantada por Le Bon é ainda atual ou superada? Por que? Explique e justifique.

As forças produtivas são os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar a natureza, bem como produzir bens materiais. Compreendem os meios de produção e os homens que deles se utilizam a força de trabalho. Já por modo de produção capitalista corresponde uma relação social “entre duas classes”. Segundo Karl Marx, “... na produção social da sua vida, os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais.”As forças produtivas são os elementos que exercem na sociedade uma influência para modificar ou transformar a natureza, bem como produzir bens materiais. Compreendem os meios de produção e os homens que deles se utilizam a força de trabalho. Já por modo de produção capitalista corresponde uma relação social “entre duas classes”. Segundo Karl Marx, “... na produção social da sua vida, os homens entram em determinadas relações, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais.”

2. ATIVIDADE DE PESQUISA: Segundo Marx, o que são forças produtivas? O que são relações sociais de produção? O que é modo de produção? Como é determinado o valor do salário? De onde, provém o lucro do capitalista? Explique. O que é mais-valia?

Construa uma resposta abrangendo estes pontos. Resposta com no máximo 30 linhas tanto para a questão 01 como para a questão 02.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com