TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURY, Antonio; BRUNO, Suzana. O Trabalho Do Gerente Executivo: Uma Visão Geral E Crítica. Disponível Em: Pesquisas Acadêmicas: CURY, Antonio; BRUNO, Suzana. O Trabalho Do Gerente Executivo: Uma Visão Geral E Crítica. Disponível Em: Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  1.335 Visualizações

Página 1 de 3

A Ética

A ética esta relacionada em nossa conduta perante a sociedade e tem um papel de suma importância que é o de formar cidadãos responsáveis, com caráter íntegro, leal, pois de certa forma ela reflete em criticas em todos nossos comportamentos práticos e precisamos lhe dar com ela em todo nosso cotidiano, tanto dentro de uma empresa quanto fora dela como: no meio familiar, ambiental, escolar, dentro da universidade, da igreja, porem a sociedade comtêmporanea tem tido fatores contrários da ética sendo ela fundamental para uma vida social estável .

Segundo Victor Sherrer, citado por Jacqueline Russ, foi ao fim dos anos 60 que a ética começa a se desenvolver de modo especial nos Estados Unidos. Devido a uma serie de problemas morais nas empresas, sentiu-se a necessidade de uma reflexão ética sobre o comportamento de empresários e trabalhadores. (José Transferetti, 2011).

Começou então um aprimoramento sobre o estudo da ética e assim tornando-se uma base da seriedade e competência de uma empresa.

Em seu livro Ética e Responsabilidade social (José Transferetti, 2011 p.49) defini ética e moral de diferentes maneiras para Klaus Leisinger e Karin Shmitt (2001). “Moral empresarial é o conjunto daqueles valores e normas dentro de uma determinada empresa, são reconhecidos como vinculantes. A ética empreserial reflete sobre as normas e valores efetivamente dominantes em uma empresa, interroga-se pelos fatores qualitativos que fazem com que determinado agir seja um agir “bom”. (Leisinger e Shimitti, 2001).

Na questão empresarial há um interesse maior pela ética pelo fato da complexibilidade das relações econômicas que possibilitou um crescimento nos sistemas de comunicação que envolve a globalização econômica, tecnológica, e cultural e em todo contexto social é necessário que haja uma reflexão que provem do caráter ético hoje em dia as organizações e seus profissionais tem se atentado mais para as funções éticas e uma das maiores dificuldades é aplicar na pratica a etica no meio comercial, pois o mercado esta marcado pela lucratividade e competitividade e isso tem mudado a produção e organizaçaõ de trabalho.

Conforme Louis Von Planta, talvez devêssemos fazer a pergunta fundamental: como combinar êxito comercial com os princípios morais?

Na maioria das empresas multinacionais, a vontade de se comportarem de uma maneira capaz de ser eticamente legitimada é hoje claramente considerada como constituindo parte essencial de sua política de negócios. Alguns estados passaram mesmo a legislar sobre o tema. Esses esforços, no entanto, não fizeram grandes progressos pois não se trata dos valores morais básicos a respeito dos quais em maior ou menos medida todos estejam de acordo, mas sim, de transporta-los para a vida diária. Na maioria dos casos, esta transposição não ocorre nas diretorias e sim nos colaboradores que atuam na “linha de frente”, os quais muitas vezes se veem num fogo cruzado entre o êxito comercial e os princípios morais. São, pois, os colaboradores que em seu dia a dia têm que interpretar as normas do comportamento ético. E aqui se torna evidente que__ faltando ao individuo o pensamento ético__ o dinheiro fala mais alto do que a moral (Leisinger; Schmitt, 2001, p 9-10)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com