TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Villa - Lobos E O Modernismo Na música Brasileira Do Autor Bruno Kiefer. KIEFER, Bruno. Villa-Lobos E O Modernismo Na música Brasileira. P. 11 - 65.

Pesquisas Acadêmicas: Villa - Lobos E O Modernismo Na música Brasileira Do Autor Bruno Kiefer. KIEFER, Bruno. Villa-Lobos E O Modernismo Na música Brasileira. P. 11 - 65.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  1.034 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

Identificação da obra:

Villa – Lobos e o modernismo na música brasileira do autor Bruno Kiefer. KIEFER, Bruno. Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira. P. 11 – 65.

Apresentação da obra e de seu conteúdo:

A obra retrata a Trajetória de Villa Lobos antes e depois da semana de arte moderna, apresentando os aspectos musicais do Rio de Janeiro entre 1900 e 1922 e as influencias sofridas por Villa Lobos durante sua carreira.

Descrição da estrutura da obra:

A Obra se divide em subtítulos que contam a trajetória de Villa Lobos até 1922, relata as influencias sofridas por Villa Lobos através de depoimentos reais e apresenta análises das obras de Villa Lobos anteriores a 1922 com uma lista cronológica de suas obras significativas em um catálogo publicado pelo museu Villa Lobos em 1972 e por fim relata a sua participação na semana de arte moderna.

Resumo do texto:

O texto inicia-se relatando a trajetória de Villa Lobos até 1922. Para entender esta trajetória é necessário analisar o aspecto musical do Rio de Janeiro nesta época, que vivia sobre a influência do cenário musical Europeu.

Villa Lobos foi quem instaurou o Modernismo no campo da música Brasileira, por este motivo, foi convidado a participar da semana de Arte Moderna com suas próprias composições. O autor relata a semana de arte moderna como um instante de eclosão de um movimento nas artes e nas letras já iniciado alguns anos antes.

A obra faz uma análise das influencias sofridas por Villa Lobos, direta e indiretamente.

Dentre várias influências europeias sofridas por Villa Lobos o texto apresenta depoimentos de Influencias de seu pai, Raul Villa Lobos, com ele aprendeu a tocar violino e ler partitura, além de sempre acompanha-lo a ensaios, concertos e óperas a fim de aumentar seu interesse pela música. Raul foi muito importante na educação musical de Villa Lobos contribuindo para sua formação na arte e em sua personalidade. Nomes respeitados da época frequentavam a casa dos Villa Lobos, fazendo música até altas horas da noite, tal hábito que influenciou decisivamente na formação de Villa Lobos.

O texto também apresenta depoimentos das influencias de sua tia Zizinha, boa pianista responsável pelo interesse de Villa Lobos por Bach.

Villa Lobos não teve somente influencias diretas como as citadas acima, mas também teve influencias indiretas da cultura, das poesias e da língua estrangeira.

Fazendo uma análise das composições de Villa Lobos 1922 percebe-se as influencias europeias, principalmente francesas.

A participação de Villa Lobos na semana de arte moderna

Recomendação ou não da obra

A obra é recomendada pois permite ao leitor fazer uma análise profunda da trajetória de Villa Lobos anterior e posteriormente a 1922, através da análise de suas obras. Permitindo também ao leitor ter ciência das influências sofridas por ele durante sua carreira.

Identificação do autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com