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Por:   •  16/6/2014  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  2.028 Visualizações

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BANCO DE QUESTÕES DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Prof. Artur Motta

1) Segundo Marilena Chauí (2003, 11), Sócrates é considerado o patrono da Filosofia por diversas razões.

Observe as razões abaixo:

I – Porque jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos.

II – Porque costumava dizer que era impelido por um espírito interior que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira de todas as coisas.

III – Porque era filho de uma parteira e dizia que sua mãe ajudava o nascimento dos corpos e que ele também era um parteiro, mas não de corpos e sim de almas.

IV – Porque ele vivia numa caverna de ilusões, como vivem todos os filósofos, até se libertar dela e enxergar claramente a realidade.

Estão corretas

(A) as razões I, II e III.

(B) as razões I, II e IV.

(C) as razões I, III e IV.

(D) as razões II, III e IV.

(E) somente as razões III e IV.

2) Segundo Chauí (2003, 14),

Quando distinguimos entre verdade e mentira e diferenciamos mentiras inaceitáveis de mentiras aceitáveis, não estamos apenas nos referindo ao conhecimento ou desconhecimento da realidade, mas também ao caráter da pessoa, à sua moral.

Nas linhas abaixo, damos continuidade ao seu texto, deixando lacunas que você deve preencher corretamente, segundo o pensamento da autora:

Acreditamos, portanto, que as pessoas, porque possuem _____________________, podem ser morais ou imorais, pois cremos que a __________________________ é o poder para escolher entre o bem e o mal. E sobretudo acreditamos que exercer tal poder é exercer a ______________________________, pois acreditamos que somos ______________________ porque escolhemos voluntariamente nossas ações, nossas ideias, nossos sentidos.

As palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente

(A) vontade – liberdade – vontade – livres.

(B) liberdade – liberdade – vontade – autônomos.

(C) liberdade – vontade – bondade – livres.

(D) bondade – vontade – liberdade – bons.

(E) vontade – vontade – liberdade – livres.

3) Segundo Chauí (2003, 16)

Quem não se contenta com as crenças ou opiniões preestabelecidas, quem percebe as contradições e incompatibilidades entre elas, quem procura compreender o que elas são e porque são problemáticas está exprimindo um desejo, o desejo de saber. E é exatamente isso o que, na origem, a palavra filosofia significa, pois, em grego, philosophia quer dizer

(A) sabedoria com amor.

(B) amor à sabedoria.

(C) conhecimento amoroso.

(D) sabedoria.

(E) conhecimento.

4) Segundo Chauí (2003, 18), a atitude crítica tem uma face negativa e uma face positiva que podem ser descritas, respectivamente, como

(A) dizer um não às perguntas sobre a realidade / reafirmar a experiência cotidiana.

(B) dizer um não ao pensamento científico / interpretar as contribuições dos mitos e das religiões.

(C) dizer um não a todos os tipos de respostas / reafirmar todos os tipos de perguntas.

(D) dizer um não ao que está estabelecido / interrogar o que é, por que é e como é a realidade.

(E) dizer um não aos mitos, às religiões e às ciências / garantir o espaço do pensamento filosófico.

5) Ao discutir a utilidade da Filosofia, Chauí (2003,19) faz diversas afirmativas.

Observe as frases abaixo:

I – Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata.

II – Ninguem pergunta “Para quê as ciências?”, pois todo mundo imagina ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica.

III – Todo mundo imagina ver a utilidade das artes, tanto por causa da compra e venda das obras de arte como porque nossa cultura vê os artistas como gênios iluminados que merecem ser valorizados.

IV – O trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da filosofia, mesmo que o cientista não seja filósofo.

Segundo a autora, estão corretas

(A) somente as frases I e II.

(B) somente as frases II e III.

(C) as frases I, II, III e IV.

(D) somente as frases III e IV.

(E) somente as frases I, II e III.

6) Segundo Chauí (2003, 20) a atitude filosófica de indagar se inicia com as perguntas o que é, como é e porque é, dirigidas à realidade.

Pouco a pouco, essas perguntas revelam que existe um autor, uma figura que interroga a realidade e começa a se perguntar sobre essa capacidade de pensar.

Esse pensamento que se volta sobre si mesmo constitui a reflexão filosófica, que se organiza em torno de três grandes conjuntos de questões.

Segundo a autora, esses conjuntos de questões são

(A) os motivos, os conteúdos e a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos.

(B) os motivos, os conteúdos e a finalidade do que gostaríamos de pensar, dizer e fazer, mas não realizamos.

(C) os motivos, os conteúdos e as finalidades do que não gostaríamos de pensar, dizer e fazer, mas acabamos realizando.

(D)

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