TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA POLITICA- WEBER

Trabalho Escolar: CIÊNCIA POLITICA- WEBER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Seminário Ciência Política

Traços Particulares dos políticos profissionais, tanto os que detêm posição de chefia, quanto para seus seguidores.

Os “Políticos profissionais”, surgiram , no passado, da luta que opunha o príncipe às ordens e logo se colocavam a serviço do mandatário. Para travar batalhas contra as ordens, o príncipe buscou apoio nas camadas sócias politicamente disponíveis e não comprometidas com essas tais ordens.

Para essas camadas politicamente disponíveis (políticos profissionais) havia uma razão técnica para a escolha: Tratava-se de pessoas que sabiam escrever, recorriam-se :

 Aos Bramares, aos sacerdotes Budistas (e principalmente ao sacerdote celibatário), a bispos.

 Aos letrados com formação humanística, pois para aspirarem à posição de conselheiro do príncipe, e de historiógrafo do príncipe, aprendiam a fazer discursos em latim e poesias em grego

 Nobreza da corte, para a qual lhes foi atribuído funções políticas e diplomáticas

 Patriciado (gentry- gentis-homens), conservou a estes todos os postos da administração local

 Aos Juristas formandos em universidades (particularmente estavam no continente Europeu

O Verdadeiro Funcionário, não deve fazer política exatamente em virtude de sua vocação, deve administrar de forma apartidária.Ele deve desempenhar sua missão “sem ressentimento e sem preconceitos”

O chefe Político,tem com características tomar partido, lutar e apaixonar-se. A honra do Líder Político esta numa responsabilidade pessoal exclusiva pelo que ele faz e que ele não pode e não deve rejeitar ou transmitir. O demagogo tem sido o Líder Político típico do ocidente.

A demagogia significa “a arte de conduzir o povo”, a demagogia Moderna faz uso do discurso e faz uso maior ainda da palavra impressa. Os Jornalistas são os mais notáveis representantes da demagogia, estes são obrigados a manifestar prontamente e com convicção, pontos de vista sobre todos os assuntos que o “mercado” reclama e a respeito de todos os problemas possíveis. O jornalista é um tipo de profissional Político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com