TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?

Tese: COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  Tese  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?

1.1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste capítulo é levantar reflexões sobre o homem em face das mudanças do mundo contemporâneo, para estimular os estudantes ao exercício da visão de mundo, desenvolvendo-lhes a capacidade de perceber as mudanças e seus impactos e agir nesse cenário.

Este capítulo não tem a pretensão de impor uma visão de mundo, mas pretende conduzir você, de forma que você possa avaliar interferências.

1.2 VISÃO DE MUNDO

A visão do mundo é a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo para melhor compreendê-lo e transformá-lo e nos transformar.

A visão de mundo nos faz ressignificar o passado, entender o presente e projetar e predizer o futuro. O ato de projetar ou prever é diferente do ato de predizer.

Por exemplo, você pode prever a venda de eletrodoméstico baseando-se nos relatórios dos meses anteriores, por isso vivemos em um mundo divergente, mas precisamos de soluções convergentes pois a visão do mundo relaciona-se com divergências e convergencias, ideias, pensamentos e atitudes.

TIPOS DE VISÃO DE MUNDO

No passado, havia uma visão de mundo cujo paradgma a mostra Linear e Hierárquica. Mas agora, no mundo contemporâneo, nossa visão de mundo está se tornando mais orgânica e holística.

VISÃO LINEAR E HIERÁRQUICA

A visão linear hierárquica é classica, orientada pelo assim chamado Paradima Newtoniano Castesiano que tem por referência a base filosófica desenvolvida por René Descartes(1596-1650),fisíco, filósofo e matemático francês.

VISÃO SISTÊMATICA OU HOLÍSTICA

Em contraposição a essa visão de mundo baseada na ciência estabelecida desde Descartes e Newton,o século XX viu nascer um debate de natureza epstemológica sobre a sua capacidade de discernimento das reais dimensões das relações sociais e, por conseguinte, de nao ter sido capaz de fornecer instrumentos adequados para o desenvolvimento do ser humano.

De acordo com a visão sistêmica, as propiedades assenciais de um organismo, ou sistema vivo, são propiedades do todo, que nenhuma das partes possui.

Portanto, existe uma diferenciação entre a visão sistêmica e a visão holistica.

AS PESSOAS NA VISÃO HOLÍSTICA

A palavra ''holística''origina-se do grego HOLO,que significa inteiro,não fragmentado.Então a visão holística de pessoas significa uma visão não fragmentada do real,sentimento,razão e intuiçao.

1.3 FENÔMENOS QUE INTERFEREM NA VISÃO DE MUNDO

Como vimos,a visão de mundo é individual e exerce impactos na nossa tomada de decisões,mas também de orientação,pois só poderemos alcançar aquilo que conseguimos ver.

Alguns fenômenos que interferem na nossa visão de mundo serão discutidos nesta seçao.

GLOBALIZAÇÃO

A globalização é o conjunto de mudaças de ordem econômica,financeira e política,que integra os mercados mundiais.

A globalização é impulsionada pela tecnologia que traz mudanças comportamentais e socioculturais,isto é ,a coexistência de muitas pessoas originarias de várias culturas diferentes que alimenta ideia da existencia de uma certa unificação comportamental.Um dos efeitos perversos da globalização é o crescimento exponencial da porografia na internet.

O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A evolução tecnológica esta melhorando a qualidade de vida das pessoas mais do que em qualquer momento histórico passado,se a revolução tecnológica contribui na aproximação das pessoas,no autoconhecimeno e no conhecimento do planeta,por outro lado,poderá trazer riscos á humanidade.

A realidade virtual é uma das mais importantes tecnologias e permite ás pessoas interagirem com um ambiente simulado ou gerado porcomputador.

A SUSTENTABILIDADE

Em se tratando em sustentabilidade,é preciso considerar limitaçoes globais,que podem ser percebidas por dois ângulos,segundo PORTO(2010).

Ainda, para esse autor,o mais dramatico dos fenômenos globais da atualidade é o aquecimento global,que é consequência da impossibilidade de o planeta absolver os gases do efeito estufa lançados na atmosfera.

A questão da sustentabilidadetem levado a sociedade e as organizções a se mobilizarem na solução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com