TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

Artigo: CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLOGICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. RESUMO 3

(1.1) A Cultura Interfere no Plano Biológico 3

(1.2) Os Indivíduos Participam Diferentemente de sua Cultura 4

2. REFERÊNCIAS 5

RESUMO

Este exemplar, partindo de uma reflexão antropológica, ligada a cultura e sua grande influência no universo biológico da humanidade até então, trata-se de dois tópicos muito importantes abordados nos textos de Roque B. Laraia que são: Como a cultura interfere no plano Biológico e a atuação diferenciada dos indivíduos em sua cultura.

O primeiro assunto descreve e relata o efeito avesso do etnocentrismo, que é a apatia, fator que justifica atitudes deliberadas por membros de um determinado grupo social. Este tipo de sentimento é desencadeado numa dada situação de conflito entre seus próprios valores étnicos, momento em que os indivíduos não mais acreditam nos valores sociais e chegam ao extremo de suas próprias vidas. Podemos citar como exemplo, os negros escravizados no período colonial, além de serem retirados de suas terras de origem e escravizados, muitos foram torturados afim de correção por seus senhores, assim diante de tanto sofrimento, escolhiam a morte, o suicídio, na prática o mais comum era o auto enforcamento.

Já o próximo item, relata como os indivíduos possuem participação em sua cultura de forma limitada, o rito existe, mas é empregado diferentemente a cada categoria, seja ela segregada pelo sexo feminino ou masculino, faixa etária, entre outros fatores de delimitação de atuação do ser humano na sociedade, seja ela simples ou complexa. Temos como exemplo o sistema de votação, antigamente as mulheres não exerciam o direito ao voto, hoje, um adolescente é considerado adulto com 21 (vinte e um) anos, mas a partir dos 16 (dezesseis) já podem decidir quem irá governar o país. Outro exemplo é o de algumas comunidades composta por ciganos, dentro de sua cultura, as mulheres saem em busca de alimento, linhas, utensílios estes conquistados a base de trocas ou pedindo, enquanto os homens ficam em suas tendas. Os costumes, crenças e hábitos variam de cultura e grupo social, seguindo os seus próprios padrões sociais. Apesar de seu contexto extensivo, podemos afirmar em relação a este seguimento de cultura, que não somente as restrições decorrem, tendo como fator principal a cronologia lógica, mas paralelo a esta, a ordem cultural.

Segundo Roque B. Laraia (2003), os indivíduos de uma mesma sociedade devem adquirir o mínimo de conhecimento sobre sua cultura, para saber como, quando, e com quem agir ponderando suas atitudes às situações. Podemos compreender melhor observando os padrões de comportamento de determinados grupos sociais, se os mesmos não forem cumpridos, alguma situação pode ser interpretada erroneamente. Se não cumprimentarmos e nos apresentarmos devidamente em seguida em uma entrevista de emprego, por exemplo, a chance de não conquistar a vaga é muito grande, pois não atingimos um requisito básico e tácito, o mínimo que se exige em uma entrevista de sucesso. Isso por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com