TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica da relação filosófica

Tese: Característica da relação filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

1) A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.

A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

fil

3) Atitude osófica é uma atitude crítica e criativa frente à realidade posta pelo mundo. A atitude filosófica é crítica porque o ser humano tomado por tal atitude dúvida das verdades estabelecidas pela sociedade, como por exemplo, as regras estabelecidas que são postas em dúvida e, dessa maneira, o homem e a mulher tomados pela crítica fundamentam as suas crenças e não ficam alienados frente às verdades que o meio lhe impõe. Ele ou ela procuram o seu autoconhecimento ao colocar as coisas em dúvida.

4) Basicamente quando fazemos alguma pergunta, óbvimente desejamos obter a resposta exata para tal, mas em nossas relações cotidianas esse desejo se perde em meio a superficialidade e espontaneidade. Nos assemelhamos mais à neonatos.

5) Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

6) Um mito é uma narrativa tradicional com carácter explicativo e/ou simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura e/ou religião. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, o fenómenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis (todas elas são criaturas sobrenaturais). Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.

A explicação mítica é contrária à explicação filosófica. A Filosofia procura, através de discussões, reflexões e argumentos, saber e explicar a realidade com razão e lógica enquanto que o mito não explica racionalmente a realidade, procura interpretá-la a partir de lendas e de histórias sagradas, não tendo quaisquer argumentos para suportar a sua interpretação.

7)1) A ideia da lei como expressão de vontade de uma coletividade humana que decide, por si mesma ,o que é melhor para si e como ela definirá suas relações internas.

2)O Surgimento do espaço público, que faz parecer um novo tipo de palavra ou de discurso, diferente daquele que era proferido pelo mito.

3)A idéia de um pensamento que todos podem compreender e discutir,que todos podem comunicar e transmitir.

8) Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina, a filosofia é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser.

9) 1)As que iam para COMERCIAR durante os jogos, ali estando apenas para satisfaçar a própria cobiça,sem se interessar pelos torneios.As que iam para COMPETIR e brilhar, isto é, os atletas e artistas(pois durante os jogos também haviam competições artísticas de dança,poesia,música e teatro).E as que iam para ASSISTIR os jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentam. Esse terceiro tipo de pessoa ,dizia Pitágoras,é como o filosófico.

10) Quando se diz que a Filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.

11) A filosofia grega deixou muitas marcas e foi um ponta-pé para o desenvolvimento de outros pensamentos. Vale lembrar que, como colônias de países europeus, a América também tem resquícios deste legado deixado pelos gregos e fortemente presente na Europa.

Neste legado estão presentes as seguintes ideias:

I. A natureza segue algumas leis e princípios iguais em todos os locais e tempos, são universais. Um exemplo claro é a lei da gravitação de Isaac Newton;

II. As leis da natureza podem ser conhecidas por qualquer um e não são misteriosas e/ou secretas;

III. O pensamento também obedece leis universais, ele é lógico e obedece a uma lógica, assim temos capacidade de distinguir a verdade da falsidade;

IV. A prática humana depende da vontade livre, não desconhecida e oculta, segundo nossas preferências, valores e padrões;

V. Os acontecimentos humanos são necessários e obedecem leis naturais, mas também podem ser contingentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com