TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Característica do período cosmológico

Relatório de pesquisa: Característica do período cosmológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  3.381 Visualizações

Página 1 de 6

Pag.49

1. A filosofia grega teve quatro pontos importantes que são: Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico.

O período pré-socrático ou cosmológico foi caracterizado pela physis (natureza) que buscava entender racionalmente a origem e as transformações ocorridas na natureza ao longo do tempo para também dessa forma entender o que de fato ocorreu com o ser humano. Nesse período se destacou Tales de Mileto.

O período socrático ou antropológico foi marcado pela democracia que dava igualdade a todos nas polis (cidades) dando direito à participação no governo e ainda pela mudança na educação grega já que as pessoas precisavam saber falar e induzir as demais.

O período sistemático marcado pela atuação de Aristóteles que introduziu todo o saber inespecífico para que se conhecessem todas as coisas que abrangesse vários princípios e várias formas do pensamento, o que recebeu o nome de lógica.

O período helenístico foi marcado por seu aparecimento após a decadência política das polis e pelo aparecimento de doutrinas que além de trabalhar com a natureza e a lógica, buscavam enfatizar a felicidade e a ensinar formas de dirigir a vida.

Em tais períodos houve filósofos de atos destacados como: Sócrates que fundou a filosofia humanista, Platão como seguidor de Sócrates fundou a Academia de Atenas e Aristóteles que considerado o maior filósofo sistematizou a lógica e vários outros conhecimentos como metafísica, moral e política.

2. A característica do período cosmológico pode observar que os filósofos deste período fundamentalmente buscam uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, sendo humanos e natureza, pela sua identidade, explicados pela filosofia. A cosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada; ela afirma a geração de todas as coisas por um principio natural de onde tudo vem e para onde tudo retorna.

Escolho Anaximandro. Ele designa a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita da matéria, de que todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido por uma lei necessária.

3. Kínesis, em grego, significa "movimento". Por movimento, os gregos não entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer alteração ou mudança qualitativa e/ou quantitativa de um ser, bem como seu nascimento e seu perecimento. Esse movimento das coisas e do mundo chama-se devir e segue leis rigorosas (leis determinadas pela physis) que o pensamento conhece. Essa ideia é central para o pensamento pré-socrático porque nesse período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.

4. Ensinavam técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos.

5. Antes de querer persuadir os outros, cada um deveria primeiro e antes de tudo, conhecer-se a si mesmo.

6. Pretendia buscar a verdade de uma coisa, de uma ideia, de um valor. Ao fazer suas perguntas referindo-se a ideias, valores, práticas e comportamentos que julgavam certos e verdadeiros, fazia com que os atenienses descobrissem surpresos, que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças, seus valores e suas ideias. Dessa maneira, suscitando dúvidas, fazia-os pensar não só sobre si mesmos mas também sobre a polis.

7. Porque, ao fazer a juventude pensar, ele se tornara um perigo para quem detinha o poder.

8. Porque, ao contrário do período anterior (cosmológico), no qual os filósofos buscavam conhecer as causas e origens da natureza, no período socrático, no qual se consolidou a ascensão de uma nova classe social de caráter democrático, as questões humanas passaram a ser o centro das preocupações e investigações, e tais questões buscava compreender qual era o lugar do homem no mundo.

9. Em grego, meta significa "o que vem depois, o que está além". Trata-se da ciência teor ética que estuda o ser puro (o ser enquanto ser).

10. O do conhecimento do ser, isto é, da realidade fundamental e primordial de todas as coisas; o do conhecimento das ações humanas ou dos valores e das finalidades da ação humana; o do conhecimento da capacidade humana de conhecer, isto é, o conhecimento do próprio pensamento em exercício.

11. O campo do conhecimento formado pelo conjunto de metafísica e da teologia que investiga o ser, a realidade fundamental e primordial de todas as coisas.

Pag.335

1. Em que sentidos costumamos usar a palavra política?

Usamos a palavra política ora para significar a uma atividade especifica – o governo -, realizada por um certo tipo de profissional – o político -,ora para significa uma ação coletiva – movimento estudantil nas ruas – de reivindicação de alguma coisa, feita por membros da sociedade e dirigida aos governos ou ao Estado.

2. O crescimento das atribuições conferidas aos governos, sob a forma do Estado, levou a uma ampliação do campo das atividades políticas, que passaram a abranger questões administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Essa ampliação acabou levando a um uso generalizado da palavra política para referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.

3. A política parece como algo distante da sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com