TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da arte gótica

Seminário: Características da arte gótica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  Seminário  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

08-A arte gótica surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France, como um resultado da ascensão da burguesia comercial e pelo desenvolvimento de novas técnicas de produção.

As características da arte gótica são:

- Na arquitetura: Vários portais nas construções, ao invés de apenas um como na arte romântica; o uso da abóbada de nervuras; o uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as paredes pudessem ser mais finas; e o surgimento dos vitrais coloridos, filtrando a luz externa.

- Na pintura: a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum.

- Na escultura: o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista; o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.

01A Monarquia nacional existe em uma nação, um estado unificado. A monarquia feudal, ainda que tivesse relações de suserania e vassalagem com outros nobres, na prática governava apenas o seu feudo, sendo os demais governados por seus senhores. O Estado Nacional é uma criação moderna, pós feudalismo.

06-A Guerra das Duas Rosas foi uma guerra civil ocorrida na Inglaterra entre os anos de 1455 e 1485. Os conflitos ocorreram pela disputa do trono inglês entre duas importantes famílias nobres britânicas: Lancaster e York.

O nome da guerra é em função dos emblemas que representavam estas duas famílias: Casa de Lancaster (rosa vermelha) e Casa de York (rosa Branca).

Causas

- Rivalidade histórica entre as famílias nobres inglesas: Lancaster e York;

- Disputa pelo trono da Inglaterra entre estas duas famílias.

Como começou

Em 1455, a Inglaterra era governada pelo rei Henrique VI da Casa Lancaster. A derrota na Guerra dos cem Anos (1337 a 1453), a administração fraca e os problemas mentais apresentados por Henrique VI gerou um clima favorável para a disputa pelo trono inglês.

Ricardo, duque de York, se uniu a vários nobres ingleses e exigiu a renúncia de Henrique VI do trono da Inglaterra. Em 1455, Henrique VI organizou um exército para atacar Ricardo e seu grupo. Teve assim início a Guerra das Duas Rosas.

Durante os 30 anos, ocorreram várias batalhas e vitórias de ambos os lados. Milhares de ingleses morreram nos conflitos e a Inglaterra ficou praticamente dividida.

Final da Guerra

Com a derrota e morte de Ricardo na Batalha de Bosworth (1485), o vencedor Henrique Tudor foi coroado rei da Inglaterra (Henrique VII). O novo rei conseguiu colocar fim ao conflito militar e a disputa política ao se casar com Isabel de York, unindo desta forma as duas famílias.

08- foi um movimento social e político que aconteceu em Portugal entre 1383 e 1385. O povo (quer dizer, a gente pobre e trabalhadora) revoltou-se contra a possibilidade de Portugal ser governado pela rainha D. Beatriz, que era muito jovem e casada com o rei Juan de Castela (Espanha). Como a nobreza e o clero eram, quase todos, favoráveis a D. Beatriz, isto levou a um conflito social e a numerosas revoltas locais do povo contra os grandes senhores. Quando o rei de Castela invadiu Portugal (em 1384 e em 1385), o povo, chefiado por D. João, um nobre que era mestre da ordem monástica de Avis, lutou contra ele e venceu-o.

Assim, em 1385, D. João (mestre de Avis) foi coroado rei de Portugal (agora chamado D. João I) e começou a dinastia chamada «de Avis», que mais tarde comandaria as Descobertas.

Não sei o que significa a «unificação» de Portugal em 1385. Portugal estava já formado há muito e com fronteiras definidas. Só se significar o fim da divisão que houve durante 2 anos (1383-1385) entre lugares que apoiavam D. Beatriz e lugares que apoiavam o mestre de Avis.

01Destacando que o período renascentista inaugurou o pensamento pertencente ao início da Idade Contemporânea,as obras humanísticas e antropocêntricas destruíram todo o pensamento medieval,religioso e monótono,além do que nesta época os artistas tratavam de obras com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com