TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da reflexão filosófica

Artigo: Características da reflexão filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

(02) atitude filosófica implica na indignação, na curiosidade e na criatividade. Não é uma atitude natural, e sim uma atitude crítica, onde diz não às evidências, problematizando e questionando, consiste em abordar os problemas sem preconceitos, mas para ter essa atitude não basta problematizar e questionar tem de arranjar argumentos válidos. O que pode ser considerado da atitude filosófica é dizer não ao senso comum, aos preconceitos e crenças, pois sempre a algo novo para descobrir e aprender. Um dos principais atributos da atitude filosófica é interrogar sobre os fatos, ideias, situações e comportamentos. Um dos destaques no mundo atual são as eleições 2014, onde devemos aplicar uma atitude filosófica voltada para apuração das ideias dos candidatos, olhar critico perante suas propostas e enfim conduzir da melhor maneira a escolha para efetivação do voto. São pequenas e sábias atitudes que formalizará um país mais justo e verdadeiro.

(04) A primeira característica da reflexão filosófica é a radicalidade. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. A segunda exigência de uma reflexão filosófica é a sistematização, é preciso que as ideias tenham relações umas com as outras, que não sejam contraditórias ou incoerentes, que se mostrem bem fundamentadas. Isso significa que a filosofia trabalha com enunciados precisos e rigorosos, opera com ideias e conceitos obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige fundamentação racional do que é enunciado e pensado. Somente assim a reflexão filosófica pode fazer com que nossa experiência cotidiana, nossas crenças e opiniões alcancem uma visão crítica de si mesma. Não se trata de dizer “eu acho que”, mas de poder afirmar “eu penso que”. E a terceira exigência da reflexão filosófica é a abrangência. Olhar aquilo que não foi olhado no todo, mas só nas partes. A Filosofia alça vôo ao entardecer, só pode analisar os fatos quando estes já aconteceram. Pressupondo para a participação no projeto acadêmico à reflexão e a atitude filosófica seria favorável no meu desempenho perante o projeto; pelo fato da indagação da origem das coisas: Por quê? O quê? Para quê? Dirigindo-se ao pensamento, aos seres humanos no ato da reflexão, também se volta para essas relações que mantemos com a realidade circundante, para o que dizemos e para as ações que realizamos nessas relações.

01) Ideologia “é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações idéias e valores e de normas ou regras de conduta que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Dentre as características da ideologia temos a busca pela universalidade a qualquer preço. Um conjunto de idéias que é bem particular, que não tem grande força lógica para se tornar universal e, no entanto, busca se tornar universal e quer ser uma verdade independente de todos e uma verdade para todos, já está funcionando como ideologia. É próprio de um conjunto de idéias que se quer transformar em ideologia procurar se colocar de modo abstrato, para ganhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com