TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características do estoicismo

Seminário: Características do estoicismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Seminário  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 2

1) De acordo com o que foi falado em sala de aula, apresente características gerais do Estoicismo.

“O estoicismo foi uma doutrina que sobreviveu todo o período da Grécia Antiga, até o Império Romano, incluindo a época do imperador Marco Aurélio, até que todas as escolas filosóficas foram encerradas em 529 por ordem do imperador Justiniano I.”

“O fundador da antiga escola estóica é Zenão de Citium (334-262 a.C). Seu pai, mercador, leva para ele, de Atenas, uns tratados socráticos, que lhe despertam o entusiasmo para com os estudos filosóficos. Aos vinte e dois anos vai para Atenas e dedica-se à filosofia, freqüentando por algum tempo várias escolas e mestres, entre os quais o cínico Crates. Finalmente, pelo ano 300, funda a sua escola, que se chamou estóica, em razão do lugar onde ele costumava ensinar: o pórtico (em grego, stoá).”

“O estoicismo afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um logos (razão) divino.A alma está identificada com este princípio/ lógos divino e é parte do todo do universo e ao qual pertence. Este logos (ou razão universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo natural/ universo é o kosmos (termo que significa "harmonia").”

“O estoicismo propõe se viver de acordo com a lei racional da natureza. O homem sábio obedece à lei natural, reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo, assim, manter a serenidade perante tanto as tragédias quanto as coisas boas. A partir disso, surgem duas consequências éticas: deve-se "viver conforme a natureza": sendo a natureza essencialmente o logos, essa máxima é prescrição para se viver de acordo com a razão. Sendo a razão aquilo por meio do que o homem torna-se livre e feliz, o homem sábio não apreende o seu verdadeiro bem nos objetos externos, mas usando estes objetos através de uma sabedoria pela qual não se deixa escravizar pelas paixões e pelas coisas externas. É virtuoso manter uma vontade (denominada prohairesis) que esteja de acordo com a natureza. Por causa disso, os estoicos apresentaram a sua filosofia como um modo de vida, e pensavam que a melhor indicação da filosofia de uma pessoa não era o que teria dito, mas como se teria comportado.”

É MARCADO POR PREOCUPAÇÕES ÉTICAS, PRÓPRIAS DO PERÍODO POLÍTICO INTESO DE ATHENAS, E NO QUAL VIVERAM SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES, E TAMBÉM MARCADO POR PREOCUPAÇÕES PRÓPRIAS DO MUNDO NATURAL, TÍPICA DO PENSAMENTO PRÉ-SOCRÁTICO QUE SE OCUPOU DA NATUREZA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com