TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idéias do estoicismo

Artigo: Idéias do estoicismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Artigo  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

1 ESTOICISMO

Fundado pelo filósofo Zenão de Cício, por volta do século III antes a.C, em Atenas na Grécia Antiga. O estoicismo tira o seu nome do Pórtico (Stoa), local de Atenas em que se reuniam seus adeptos, e é uma das escolas do período Helenístico. O estoicismo se divide em três períodos, o Antigo ou Ético, Médio ou Eclético e período Religioso, onde no período Antigo estão os filósofos Zenão de Cício (322–262 a.C.), Cleanto de Assos (312–232 a.C.) e Crisipo (227–224 a.C.), O estoicismo Médio tem os filósofos Panécio (180–110 a.C.) e Possidônio (135–51 a.C) que foram os primeiros a introduzir o estoicismo em Roma e período Religioso tem como principais pensadores os filósofos Sêneca (0–65 d.C.), Epicteto (50-125 d.C.) e o imperador Marco Aurélio (121-180 d.C.).

As ideias do estoicismo são as seguintes: o homem precisa viver racionalmente, o homem é parte do universo, o homem é senhor de si, o homem tem que viver de acordo com sua virtude para atingir o objetivo máximo a felicidade, cada ser deve viver sua própria natureza a auto-suficiência é o objetivo supremo do estoicismo. A filosofia estóica é a primeira da história a considerar-se sistemática, para o estoicismo, é preciso estar em harmonia com a natureza para atingir a sabedoria, e somente com a razão podemos chegar à verdade.

O que os estóicos têm haver com a administração? Os estóicos tinham uma visão unificada do mundo, o estoicismo ensina o desenvolvimento do autocontrole e da firmeza como meio de superar as emoções destrutivas, defende que tornar se um pensador claro e imparcial permite compreender melhor a razão, outros aspectos fundamentais, do estoicismo na administração, envolve a melhoria da ética do individuo e de seu bem estar moral, libertar se da raiva, da inveja e do ciúme e também ter uma perspectiva determinista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com