TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estoicismo

Ensaios: O Estoicismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  1.388 Visualizações

Página 1 de 3

Marcus Tillius Cicero (106-43 a.C).

O estoicismo grego propôs uma imagem do universo segundo a qual tudo é semelhante a um ser vivo. Assim o universo seria provido de uma alma identificada por Zenão de Cício (334-264 a.C.) à razão. Isto significa dizer que para os estóicos o mundo é inteiramente racional, um Logos (Razão Universal) que atua tanto na natureza quanto na conduta humana, excluindo o acaso ou a desordem.

Cicero foi um Grande Estudioso da Filosofia e pensamento jurídico. Escreveu muito sobre Política, a moral, teologia, o direito (romano), a literatura, a retórica, a oratória, ética .... Discípulo de Poseidonios ou Posidônio de Apaméia (135-51 a. C).

Fundador da escola estóica em Rodes, responsável pela expansão do estoicismo para dentro das fronteiras romanas. Conhecido pela suas habilidades e discurso na política e nos tribunais da época (criminais e civis)

A Ética estóica caminha no sentindo de favorecer a independência do homem com relação a tudo que o cerca sem perder de vista seu atrelamentos com causas e regularidades universais. Sua preocupação esta totalmente ligada ao dever (kathékon).

A Razão, dever, felicidade e sabedoria estão muito ligado ao caminho da ética.

É com base na razão, dever, felicidade e sabedoria que Cicero vai solidificar sua preocupações nos estudos filosóficos e jurídicos. A ética estóica é uma ética da ataraxia: é o climax de um processo de autodepuração da alma.

Para os estóicos o homo etlhicus é o que respeita o universo e suas leis cósmicas e se respeita. É através do conhecimento que ele é capaz de alcançar a ataraxia, o estado de harmonia corporal, moral e epiritual por saber distinguir o bem e mal.

Esse homem não se abala excessivamente nem pelo que é bom nem pelo que é mau, do que possa-lhe advir. É o homem que consegui fazer a descoberta de sua interioridade, posse de um estado impertubável diante das ocorrências externas. (o valor interno).

No entanto, a ética estóica é uma derivação de um conjunto de estudos de caráter físico, lógico... É resultado da interpretação dos conhecimentos adquiridos pelo homem através do raciocínio e da física que mostra o fundamentos das coisas. E na ação humana que reside a capacidade de conferir a felicidade ao homem.

A ética estóica e uma ética que determina o cumprimento de mandamentos éticos pelo simples dever. Decorrentes das leis naturais. A justiça, a sabedoria, a fortaleza e a temperança constitui as virtudes cardeais.

A base da ética ciceroniana é a stoa (virtudes cardeais: justiça, sabedoria, fortaleza e temperança). Prefere o sincretismo filosófico (postura ético-filosófico de várias escolas).

O estoicismo vai sempre fazer uma ligação entre o homem e a natureza, ou seja a formação ética a partir da intuição natural. Para ele o Outro é o grande sentido.

Em sua filosofia a Ética não se afirma na contemplação, mas na ação,e esta deve ser julgada boa ou má.

O direito romana teve por base a doutrina estoíca, no sentido de que formulava deveres e atitudes que deviam ser seguidos universalmente.

Para Cícero, os padrões morais são mais importantes do que as leis ortogadas pelos governantes (Direito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com