TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comissão da ONU

Tese: Comissão da ONU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

Mas, se a iniciativa da Rússia em relação à Síria for bem-sucedida, essa poderia ser uma grande vitória para o líder do Kremlin.

Notícias relacionadas

Comissão da ONU relata crimes de guerra na Síria e diz não ver solução militar

A proposta da Rússia pode salvar Obama?

Rússia propõe que Síria entregue armas químicas

Tópicos relacionados

Internacional, Estados Unidos, Rússia, Oriente médio

Nesta quarta-feira, o governo russo apresentou aos Estados Unidos o plano que prevê que o arsenal de armas químicas da Síria seja transferido ao controle internacional.

Embaixadores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (além dos Estados Unidos e da Rússia, França, Grã-Bretanha e China) se reuniriam no mesmo dia para discutir a proposta.

Conseguir evitar uma ação militar dos Estados Unidos contra um de seus aliados-chave no Oriente Médio e, de quebra, neutralizar o perigo representado pelas armas químicas do presidente sírio, Bashar al-Assad: esse seria um triunfo incrível para Moscou.

De acordo com diversos jornais russos desta quarta-feira, a iniciativa também evitaria que o presidente americano, Barack Obama, vivesse uma situação constrangedora, tornando desnecessária uma ação militar que não agrada a maioria dos americanos.

No tocante à Síria, a Rússia parece ter se mantido um passo à frente dos Estados Unidos.

Enquanto os Estados Unidos vêm sendo acusados de indefinição e idas e vindas, de desenhar "linhas vermelhas" e de reagir com lentidão a elas, o presidente Putin tem se mostrado sólido e inabalável como os muros do Kremlin: consistentemente se opondo a um ataque americano.

E não é só. A Rússia acredita que sua mensagem foi transmitida, e sua posição firme ajudou a diluir o apoio internacional a uma ação militar dos Estados Unidos.

Na semana que vem, a ONU, a União Europeia e o Vaticano expressaram seu apoio a uma solução pacífica.

Até se a iniciativa russa no final for abandonada em meio à paralisia e a discussão de detalhes sem importância dentro do Conselho de Segurança da ONU, Moscou ainda pode argumentar que pelo menos tentou uma solução pacífica.

O problema nos detalhes

Mas qual é a chance de que a iniciativa seja bem-sucedida?

Não será fácil. Os russos podem ter preparado uma proposta – eles podem até mesmo ter convencido Damasco a aceitá-la. Mas, ainda assim, não há um plano concreto. Não ainda, pelo menos.

A Rússia precisa apresentar detalhes de como acredita que funcionaria o processo de desarmamento da Síria no meio de sua guerra civil; como o arsenal sírio seria verificado; onde as armas seriam guardadas e qual seria o cronograma para que tudo isso ocorresse.

Além disso, há sinais de discordâncias entre russos e sírios sobre se as armas químicas devem ou não ser destruídas. A expectativa é de que a Síria acabe cedendo e permita a eliminação de seu arsenal químico diante da provável argumentação da Rússia de que essa é a única

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com