TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compare As Respostas

Ensaios: Compare As Respostas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  1.866 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo 1

Ignorância e verdade

1°) O que é ignorância?

Ignorar é não saber alguma coisa. A ignorância pode ser tão profunda que nem sequer a percebemos ou a sentimos, isto é, não sabemos que não sabemos, não sabemos que ignoramos.

2°) Qual a diferença entre ignorância e incerteza?

A incerteza é diferente da ignorância porque, na incerteza, descobrimos que somos ignorantes, que nossas crenças e opiniões parecem não dar conta da realidade, que há falhas naquilo em que acreditamos e que durante muito tempo nos serviu como referência para pensar e agir.

3°) Por que a dúvida, a decepção e o espanto podem despertar o desejo da verdade?

Porque elas nos fazem perceber nossa ignorancia e criam o desejo de superar a incerteza.

4°) Por que em nossa sociedade é difícil despertar o desejo da verdade?

Porque as pessoas estão separando certo ou errado pelo o que elas ouvem e veem na midía, elas não querem pesquisar, buscar, pois para elas já estão prontas e são ditadas pelos jornais, radios, televisão, computador e outros meios de informação.

5°) Como funciona a propaganda?

A propaganda trata todas as pessoas- crianças,jovens,adultos,idosos-como crianças extremamente ingênuas e crédulas. O mundo é sempre um mundo de '' faz de conta''.

6°) O que significa dizer que o desejo da verdade pode ser despertado pelos próprios obstáculos à verdade criados por nossa sociedade?

Quando a questão é política as pessoas começam a ter incertezas com o que é proposto por eles, causando um despertamento para saber e procurar a verdade.

7°) Quais são os dois tipos de busca da verdade?

O primeiro é o que nasce da decepção, da incerteza e da insegurança e, por si mesmo, exige que saiamos de tal situação readquirindo certezas. O Segundo é o que nasce da deliberação ou decisão de não aceitar as certezas e crenças estabelecidas, de ir além delas e de encontrar explicações, interpretações e significados para a realidade que nos cerca. Esse segundo tipo é a busca da verdade na atitude filosófica

8°) O que é a "dúvida metódica de Descartes?

Declarava que só aceitaria um conhecimento, uma ideia, um fato ou uma opinião se, passados pelo crivo da dúvida, revelatem-se indubitáveis para o pensamento puro.

9°) O que é o '' argumento do sonho'' de Descartes?

Quando sonhamos, estamos convencidos de que a realidade sonhada existe e que a conhecemos tal como é, de maneira que não há diferença entre a percepção da realidade pelo sonhador e a percepção do mundo por aquele que está desperto.

10°) Qual a primeira verdade indubitável encontrada por Descartes? Explique como ele chegou a ela.

A primeira verdade indubitável é : '' eu penso!''. Pois seu eu duvidar de que estou pensando, ainda estou pensando, visto que duvidar é uma maneirade pensar, assim pensou Descartes.

Capítulo 2

Buscando a verdade

1°) O que é dogmatismo?

Dogmatismo é uma atitude natural e espontânea que temos desde muito crianças. É nossa crença de que o mundo existe e que é extamente da forma como percebemos.

2°) O que é atitude dogmática? Por quê é conservadora?

É uma atitude autoritária e submissa. Autoritária porque não admite dúvida, contestação e crítica. Submissa porque se curva às opiniões estabelecidas

3°) Quando se rompe a atitude dogmática?

Ela se rompe quando somos capazes de uma atitude de estranhamento diante das coisas que nos pareciam familiares.

4°) Dê um exemplo (tirado de sua vida pessoal, da literatura ou do cinema) de estranhamento diante de alguma coisa ou de algum fato que pareciam simples e naturais.

Um exemplo de uma das obras de Clarice Lispector '' Atualidade do ovo de da galinha'': Olho o ovo com um só olhar. Imediatamente percebo que não se pode estar vendo, mal vej o ovo e já se torna ter visto um ovo, o mesmo a três milênios . No próprio instante de se ver o ovo ele é a lembrança de um ovo. Só vê o ovo quem j´´a o tiver visto... Ver realmente o ovo é impossivel: o ovo é supervisíveç como há sons supersônicos que o ouvido já não ouve. Ninguém é capaz de ver o ovo... O ovo é uma coisa suspensa . Nunca pousou. Quando pousa, não foi ele quem pousou, fpi uma superfície que veio ficar embaixo do ovo... O ovo é uma exteriorização: ter uma casca é dar-se... O ovo expõe tudo.

5°) Que dúvidas e perplexidades a linguagem provoca em nós? Dê alguns exemplos.

A linguagem pode mistificar e iludir. Como um exemplo ela pode revelar a falsidade e a verdade, também pode servir para manter o dogmatismo.

Capítulo 3

As concepções da verdade

1°) O que é verdade como alétheia?

Alétheia é verdade , uma palavra grega o prefixo a ( indica negação) e de léthe( significa esquecimento) ou seja verdade é tudo aquilo que é lembrado, não esquecido.

2°) O que é verdade como veritais?

É verdade em latim, e se refere à precisão, ao rigor e à exatidão de um relato, no qual se diz com detalhes, por menores e fidelidade do que realmente aconteceu.

3°) O que é a verdade como emunah?

É verdade em hebraico, significa confiança. Agora são as pessoas e Deus quem são verdadeiros.

4°) Qual a marca do conhecimento verdadeiro na alétheia? que é adequação?

Alethéia se refere ao que as coisas são ( isto é, o que elas sempre foram se sempre serão tais como se manifestam agora ao nosso espírito)

5°) Qual é marca do conhecimento verdadeiro na veritas? o que é veracidade?

Veritas se refer aos fatos que foram ( isto é, acontecimentos que realmente se deram tais como relatados). Veracidade é quando um fato enuncia coisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com