TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comte - resumo de vida e obra

Por:   •  21/9/2016  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 3

Comte – Resumo por Natalia G.

Auguste Comte, Montpeller, França, sempre cultivou relações conturbadas com a família, especula-se que dessa relação vieram vários elementos que explicam sua vida e obra. Comte foi aluno da escola politécnica da França, o que teria também grande influência em seus pensamentos pois lá recebeu sua iniciação científica e técnica que posteriormente lhe serviriam como moldes.

Em 1816 a onda reacionária fechou a escola politécnica, Comte a deixou mas, continuou em Paris, onde colheu novas influências dos chamados “ideólogos” e conheceu o “Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano” de Condorcet, que retratava o desenvolvimento da humanidade sob diversos aspectos. Logo após conheceu Saint-Simon, peça fundamental em seu desenvolvimento, criaram um grande vinculo e com ele Comte pôde aprender muito nos campos da ciência e filosofia política e demais áreas, porém, quando começaram a descordar em ideias e opiniões geraram-se conflitos, então, em 1824, romperam definitivamente suas relações, mesmo ano em que casou-se com Caroline Maisin.

Comte passou a dar aulas de matemática e criou seu próprio curso que resultou na obra “Curso de Filosofia Positiva”, não pôde o dar continuidade pois foi abatido por uma crise mental e depressão melancólica, se sucedeu sua separação e 2 anos após, a publicação do “Discurso sobre Espírito Positivo”. Passou tempos sendo sustentado por amigos e admiradores, até conhecer Clotilde.

Clotilde tornou-se objeto de paixão e inspiração, mesmo após sua morte. Comte se transformou no impulsionador de uma nova religião com o ápice de suas obras positivistas. Após um longo período de reclusão e solidão, faleceu em 1857.

 O sistema Comteano passou a se estruturar em 3 temas afim de estimular o pensamento dos homens para assuntos ligados a seu tempo, sendo o 1º tema ligado a filosofia positivista e o modo de pensar, o 2º tema ligado a organização das ciências pautadas na filosofia positiva e o 3º tema ligado as mudanças da sociedade. Sua filosofia histórica também foi dividida em 3 fases: Teológica, Metafísica e Positiva, sendo respectivamente ligadas a religião, forças da natureza e ciências, se correlacionando.

O Positivismo Consistia no entendimento concreto do homem e dos fenômenos. Se descarta a imaginação e argumentação e se preza a observação. Vê-se que não há um único princípio imutável para explicar toda existência, então se passa a um estudo complexo das ciências para se chegar a tal entendimento.

Há um grau de complexidade para o estudo das ciências, podemos estabelecer a seguinte linha:

Matemática - Astronomia-  Física – Química – Biologia – Sociologia

Sendo a matemática um estudo generalizado de uma realidade mais simples e a sociologia um estudo minucioso, descrita como “O fim essencial de toda a filosofia positiva”. Sociologia envolve psicologia, economia política, ética e filosofia; A Mudança estrutural da sociedade pautada no 3º tema do sistema Comteano tem exatamente como base essa sociologia.

A Revolução Francesa então destruiu as antigas instituições sociais e políticas ainda baseadas na teologia, que não eram correspondentes ao avanço cientifico que se deu, Apesar de destruir tais instituições a revolução não ofereceu fundamentos para uma reforma. Devia então se instaurar o positivismo segundo Comte, que exigia uma nova elite científica e industrial para desenvolver técnicas correspondentes as ciências e então as tornar do conhecimento de todos. Entretanto Comte era um grande conservador da ordem católica e contra qualquer forma de protestantismo. Então seu poder filosófico não se restringiu apenas a política, desenvolveu então a religião da humanidade, dedicando seus últimos anos de vida a estabelecer princípios para tal religião. Com sucesso, sinais do positivismo se viram até mesmo no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com