TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Obras Frank Gehry

Artigo: Resumo De Obras Frank Gehry. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 3

Frank O.Gehry

Gehry nasce em 1929 na cidade de Toronto – Canada, mas muito jovem foi para a California nos EUA, lugar onde escolheu a Arquitetura para sua vida, assim sendo formado pela Universidade de Harvard que também se especializou em desing.

No livro de Moneo, o autor diz que Gehry foi de todos os arquitetos o que mais era decisivo na cultura da arquitetura na decada de 1970, e o que exerceu maior influencia sobre os outros arquitetos em 1980.

Moneo cita no livro um artigo que acha que ainda é compativel com os dias de hoje, este artigo foi publicado por ele na revista A&V, e dizia que Gehry é associado a Los Angeles e Los Angeles ao movimento, isso porque ele acha que a cidade esta sempre em constante movimento, transformação e mudanças. A arquitetura de Gehry acompanha esta cidade, é como se ele construisse suas obras para Los Angeles, e não em Los Angeles.

Isso leva a uma imagem associada a um arquiteto livre, um arquiteto que pode consquistar arquitetura nova, diferente e muitas vezes audaciosa, muito diferente de Rossi, que trabalha com a busca da arquitetura coletiva, aquela que todos vivem sem dar uma importancia por estar ali servindo diferente, Gehry já não, suas obras refletem, brilham chamando á atenção e celebram o individualismo americano.

Em 1980 Gehry foi entrevistado e disse:

“O que mais gosto é de fragmentar o projeto no maior número possível de partes [...] em vez de entender uma casa como uma coisa única, eu a vejo como se fossem dez coisas diferentes [...] Isso permite um maior envolvimento do cliente.”

Essa frase mostra, que ele não busca a arquitetura coletiva dita acima, ele não quer sua obra envolvida com o entorno, e ideias do que deva ser o seu edíficio, o que já é importante para Alvaro Siza, mas Gehry trabalha com o que ele acha que é o fundamental, O PROGRAMA.

Gehry tem outra ligação interessante com o projeto, as maquetes, ele não visualiza a maquete só como uma versão em escala, mais sim com instrumento do fazer, e diz também que plantas, cortes e elevações são obrigações, e aquilo não é arquitetura, sim desenhos que dão o inicio das maquetes.

Materiais diferentes sempre foram outra caracteristica dele, gosta de coisas que não são convencionais, pesquisou e conheceu estruturas metálicas, compensados de madeiras, novos tipos de tintas, e sempre usufrui disso mantendo na obra a presença dos materiais.

Gehry se interessa pelo processo entre a arquitetura e a construção, e diz que gostaria de ser capaz de construir sua obras.

Depois de uns anos de sua carreira, ele descobre que pode fazer com que qualquer forma se transforme em arquitetura, e deseja que seus projetos sejam vistos e aceitos como uma obra de arte, assim podemos observar a evolução de Frank Gehry!

Meu entendimento:

Estudando e lendo o livro de Moneo,

pude ter um contato mais direto com

o que é a Arquitetura de Gehry, ele

se mostrou um arquiteto com total

livre-arbitrio da arte, é como que se

ele fosse um arquiteto-artista, um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com