TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Obra: Ensinar e aprender Sociologia

Resenha: Resumo da Obra: Ensinar e aprender Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Resenha  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  626 Visualizações

Resumo da Obra: Ensinar e aprender Sociologia

A Sociologia, por sua vez, tem como objeto central a realidade social, o estudo das estruturas sociais e suas transoformações, prepassando pela orige e formação das sociedades, das organizações e instituições sociais, econômicas, politicas e as desigualdades sociais, que impedem ou dificultam a conquista do exercicio da cidadania e justiça.

Ensinar uma Meotdologia de estudo não se faz de modo neutro. Os jovens são especialmente sensíveis as contradições sociais, politicas , econômicas, mas também pedagógicas. Ao desenvolver a disciplina de Sociologia é preciso que se reguarde uma relação não autoritaria com os conteúdos e com os procedimentos metodológicos e avaliativos adotados.

A realidade social hoje mostra qua a escola de modo geral encontram- se em desencantamento, pois a aprendizagem sistemática não garante que, ao final da formação acadêmica, o inidviduo tenha acesso ao eprego e a possibilidade de mobilidade social, como em outros tempos.

A transdisciplinaridade consiste numa concepção orientadora que perpassa o fazer pedagógico. A interdisciplinaridade se caracteriza quando diversas áreas do conhecimento têm como referencia um mesmo método. A pluridisciplinaridade corresponde ao trabalho de diversas disciplinas sobre um mesmo objeto.

Ao ensinar a Sociologia, além de dessenvolver conteúdos significativos e relevantes quando os aspectos sociais, humanos e acadêmicos, o desafio para o professor é passar uma maneira de pensar e de aprender a realidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com