TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Politica

Abstract: Conceitos Politica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Abstract  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

Política

Segundo o Dicionário Houaiss, política seria:

1. Arte ou ciência de governar;

2. Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou estados: aplicação desta arte aos negócios internos da nação(política interna) ou aos negócios externos(política externa); ciência política.

Como tantos outros conceitos e instituições, a política tem origem na Grécia antiga. O termo vem do grego polis, que significa cidade.

Polis

A Pólis é uma cidade-estado com identidade cultural e unidade territorial definidas. Com a Pólis, aumenta-se o uso do espaço público para deliberar sobre os rumos da cidade. A linguagem, desta forma, possui importância ímpar para o desenvolvimento da política. Através da palavra, os cidadãos poderiam se expressar claramente, aumentando as chances de ser atendido.

O Publico e Privado

Os conceitos de publico e privado estão relacionados entre si e frequentemente aparecem em oposição. Publico significa aquilo que é comum a todos, aquilo que diz respeito a todas as pessoas que está relacionado ao poder publico ou estatal. Privado significa aquilo que esta ligado aos interesses particulares, pessoas ou familiares. Num outro sentido, publico é aquilo que é acessível a todos, que esta ao alcance de todos, enquanto o privado é aquilo que esta restrito a um pequeno numero de pessoas.

A republica, de Platão, e A política, de Aristóteles, são duas das maiores obras de filosofia política da antiguidade.

Platão procura idealizar um estado perfeito e voltado para o bem de todos. O estado é concebido como um organismo em que todas as partes devem conviver naturalmente, em harmonia. A finalidade do estado é a felicidade dos homens .

Segundo Aristóteles, a tarefa de política é eleger a melhor forma de governo, tanto em sentido absoluto quanto em relação a cada realidade social. O homem é por natureza um animal político, que se define por sua vida em sociedade. Sendo parte da natureza, o corpo político é entendido como uma extensão da família e da aldeia.

ORIGEM DO ESTADO

Provavelmente surgiu com a divisão do trabalho, onde um grupo ficou responsável pelas funções Administrativas, outro pelas funções Políticas e outros pelas funções Militares.

FINALIDADES

O Estado pode ser visto de duas maneiras, de acordo com as suas finalidades.

Teoria Liberal: O Estado existe para ser mediador, preservando os interesses do bem comum. John Locke e Jean-Jacques Rousseau são os filósofos que defendem essa ideia.

Teoria Marxista: O Estado existe para garantir o domínio de classe. Karl Marx e Friedrich Engels são os defensores dessa ideia.

FORMAS DE PODER

Segundo Norberto Bobbio, há três formas de poder.

Poder Econômico: É aquele que utiliza bens socialmente necessários, para levar aqueles que não possuem, a adotar um determinado comportamento.

Ex: Trabalhar em função de uma necessidade.

Poder Ideológico; É aquele que usa valores, ideias, doutrinas, para induzir, influenciar a conduta alheia.

Ex: Luta de classe (marxismo)

Poder Político: É aquele que usa os meios de coerção social (força), para manter o controle.

Ex: O uso de força policial.

REGIMES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com