TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Ordem Na Política Mundial

Trabalho Universitário: O Conceito De Ordem Na Política Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

I  O CONCEITO DE ORDEM NA POLÍTICA MUNDIAL

Ordem Social:

estrutura de tipo especial, estrutura de conduta que leve a um resultadoparticular, arranjo da vida social que possa promover determinadas regras e valores. Aorecorrer ao pensamento de Santo Agostinho, Bull reconhece que certos objetivos da ordemsão primários. Todas as sociedades reconheceriam certos objetivos gerais, seriam eles:1-

G

arantir que a vida seja protegida contra a violência

V

IDA

2-

G

arantia de que as promessas sejam cumpridas (cumprimento dos acordos).

V

ERDADE

3-

G

arantir que a posse das coisas seja mais estável (estabilidade da posse).

PROPRIEDADE

Assim, a ordem seria um padrão de atividade humana que sustenta os objetivos elementares.Esses objetivos são tidos como elementares pressupondo que quaisquer outras metas que asociedade adote pressupõe a realização destes em certo grau. Além de serem universais (todassociedades devem adotá-los)Ordem às vezes é definida como obediência a normas de conduta e regras da lei. Já queajudam a criar os padrões de conduta orientados para os objetivos elementares na maioria dassociedades.

Ordem Internacional:

Padrão de atividades que sustenta os princípios elementares dasociedade de Estados, ou sociedade internacional.

Estados:

Comunidades políticas independentes, possuindo governo e afirmandosoberania sobre uma porção da superfície terrestre e um segmento da população humana. Osmesmos possuem soberania interna (supremacia sobre todas demais autoridades dentrodaquele território) e externa (independência com relação às autoridades externas). Acomunidade política que pressupõe a soberania, mas não pode exercê-la não é um Estado defato.

Sistema de estados (sistema internacional):

Se forma quando dois ou mais Estadostêm suficiente contato entre si, com suficiente impacto recíproco nas suas decisões,conduzindo-se como parte de um todo. Quando há interação suficiente para fazer que comque um Estado leve em consideração o comportamento do outro em seus cálculos, pode-sefalar de um sistema. Podendo ter relação direta (vizinhos) ou indireta (contato por meio deterceiros).A interação dos Estados que define o Sistema Internacional pode ter forma decooperação ou conflito, ou neutralidade e indiferença recíproca com relação aos objetivos decada um.

Sociedade de Estados (Sociedade Internacional):

Um grupo de Estados, conscientesde valores e interesses comuns se consideram ligados, no seu relacionamento, por umconjunto comum de regras e participando de instituições comuns. Consideram-se vinculados a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com