TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusão livro quinto compromisso

Por:   •  7/3/2017  •  Dissertação  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho: Conclusão do livro O Quinto Compromisso

As pessoas não nascem boas ou ruins, é a sociedade, que se queira ou não, é a sociedade que educa normalmente seus membros, embora a família, os meios de comunicação e o convívio com outras pessoas tenham uma influencia marcante no comportamento do ser humano.

Valores e regras são transmitidos por professores através de livros didáticos, pela organização institucional, pelas formas de avaliação, pelos comportamentos dos indivíduos e assim por diante.

O livro O Quinto Compromisso mostra como nos podemos nos libertar dessas influencias, e ajuda-nos a viver e pensar de modo diferente como nós somos realmente, mas sempre com muito respeito com os outros e com nós mesmos.

Nós não precisamos seguir regras, crenças, costumes que outros nos ensinaram e, que para eles, é a forma correta de se comportar.

Quem é dominado pelo ambiente é escravo do meio em que vive. Mesmo no melhor regime democrático, somente é livre quem consegue ser dono de si mesmo. O ambiente abrange, não somente a convivência com a família, mas também com a sociedade em geral.

Todos nós vivemos em um ambiente agindo e reagindo dentro dele, o importante não é o meio em vivemos, e sim a maneira como reagimos a fatos e coisas que lidamos, essa reação é que determina se temos domínio sobre o ambiente ou se somos escravos dele.

O ambiente esta em continua transformação, e qualquer que seja o ambiente em que vivemos se o considerarmos como uma escola para nossa educação espiritual e assimilarmos ao máximo as lições que nos são dadas seremos donos da situação. Mas, se ficarmos a mercê do ambiente, seremos escravos dele.

Ao longo da vida, o ser humano as vezes entra em conflito com o seu meio, e outras vezes consegue harmonizar-se com ele. Quando o relacionamento com o meio é conflitante, a pessoa sofre, e quando é harmonioso, sente-se feliz. Pode parecer que só há duas maneiras de evita o conflito com o meio: fugir dele ou render-se. Mas nenhuma dessas atitudes conduz a verdadeira solução do problema. Quem age assim esta se tornando um perdedor ou um escravo.

O essencial que se pode proceder é contemplar a imagem verdadeira das pessoas e das coisas. Desse modo, conseguimos transformar o ambiente, fazendo surgir o aspecto perfeito que desejamos.

E é por isso é a questão da máxima importância a natureza das palavras que a pessoa profere no seu cotidiano. Você profere palavras positivas e negativas, fala mal dos outros e faz comentários, elogios a respeito deles, expressa pessimismo e otimismo, usa expressões grosseiras e amáveis, profere palavras que atraem a prosperidade e as que atraem a pobreza.

O seu ambiente é o seu destino, mudam de acordo com o que você diz. As pessoas colhem o resultado das palavras que proferem.

Portanto, podemos dizer que proferir boas palavras é uma oração pratica. Quem faz criticas violentas a alguém acaba prejudicando não apenas a vida dessa pessoa como também a própria vida, pois o sentimento exagerado causa problemas de saúde. As palavras afetuosas, que abrandam o coração das pessoas, fazem grande bem tanto para quem as ouve como para que as profere, pois contribuem para lhes proporcionar felicidade e saúde. Se você deseja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com