TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição de Durkheim para a sociologia

Ensaio: Contribuição de Durkheim para a sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Ensaio  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 3

1- Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?

R: Émile Durkheim é apontado como um de seus primeiros grandes teóricos. Durkheim definiu com precisão o objeto de estudo da Sociologia, estabeleceu um método para analisar os fenômenos sociais e escreveu várias obras.

2- Segundo Durkheim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?

R: Os Fatos Sociais.

3- Quais são as características do fato social? Explique cada uma delas.

R: 1- A primeira delas é a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a conformar-se às regras da sociedade em que vivem, independentemente, de sua vontade e escolha.

2- A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente, ou seja, são exteriores aos indivíduos.

3- A terceira característica apontada por Durkheim é ageneralidade. É social todo fato que é geral, que se repete em todos os indivíduos ou, pelo menos, na maioria deles.

4- Quais são as sanções que o indivíduo sofre quando tenta se rebelar com as regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.

R: Legais: são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.

Ex. As multas de trânsito.

Espontâneas: seriam as que aflorariam como decorrência de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Diz Durkheim, exemplificando este último tipode sanção: “Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável.”

5- A escola é um fato social? Justifique sua resposta.

R: Sim. A Escola é um fato social. Nela evidencia-se a coerção social que é imposta aos alunos através de regras e normas sociais. Ela é exterior aos indivíduos, ou seja, não depende de vontades ou escolhas pessoais para sua existência. Ela se encontra generalizada por toda sociedade.

6- Segundo Durkheim quais são os procedimentos que o pesquisador deve realizar uma pesquisa com objetividade científica?

R: A explicação científica exige que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise.

7- Segundo Durkheim qual é a finalidade da socilogia?

R: Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.

8- O que é a consciência coletiva?

R: Trata-se do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade” que “forma um sistema determinado com vida própria”.

9- Durkheim pode ser considerado um evolucionista? Justifique sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com